106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento cívico, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realizou, no dia 05 de dezembro, na Assercoop, em Medianeira, a solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário do Paraná a Valter Vanzella e Elias José Zydek, ex-presidente e atual presidente da Frimesa. A honraria, uma das mais altas concedidas pelo Estado, destacou o impacto das gestões de ambos no desenvolvimento econômico e social da região Oeste e de todo o Paraná.
O deputado Alexandre Curi, presidente da ALEP e responsável pela entrega dos títulos, ressaltou que a homenagem simboliza o reconhecimento a um modelo de gestão que impulsiona o Paraná no cenário nacional. Ao abrir a sessão solene enalteceu “O cooperativismo transforma pequenas, médias e grandes propriedades em um só organismo social e econômico. Ele soma, integra, coordena e multiplica,” afirmou Curi, destacando que o sistema reúne 227 cooperativas, mais de 4 milhões de cooperados e responde por 65% do PIB agropecuário do Estado.
A cerimônia reuniu deputados estaduais, lideranças regionais e diversas autoridades, celebrando a trajetória de décadas dos dois homenageados — gaúchos de origem que se tornaram figuras essenciais para a economia paranaense. A Frimesa, maior empresa do Paraná no abate de suínos e segunda maior indústria de lácteos, é um dos símbolos mais expressivos desse legado.
Em seus discursos, ambos os líderes manifestaram profunda gratidão e dividiram o reconhecimento com suas famílias, cooperados, produtores e colaboradores. Valter Vanzella, com 40 anos dedicados à Frimesa — sendo 26 como presidente — foi lembrado por sua visão estratégica e pela condução de grandes projetos, como o frigorífico de suínos em Assis Chateaubriand. “Eu quero dividir essa homenagem com os milhares de colaboradores que estiveram comigo na presidência da Copagril, da Credilago e da Frimesa”, afirmou.
Elias José Zydek, primeiro colaborador admitido pela cooperativa em 1978 e hoje presidente executivo, foi celebrado como símbolo de evolução profissional, responsabilidade social e competência técnica. “O maior desafio foi transformar os projetos em realidade. E ao fazermos isso, construímos uma história de sucesso, na qual desenvolvemos nossas profissões e fortalecemos o cooperativismo no Paraná”, destacou.
A solenidade não apenas conferiu uma honraria, mas celebrou os valores que sustentam a história da Frimesa — trabalho, união, inovação e transparência — reforçando o papel da cooperativa como protagonista no desenvolvimento do Estado.
A Frimesa Cooperativa Central é uma das maiores empresas brasileiras do setor de alimentos, destacando-se na produção de carnes suínas e laticínios. Com um modelo de negócios cooperativista, a empresa foca em qualidade, inovação e sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva, levando alimentos de confiança para a mesa de milhares de consumidores no Brasil e no mundo.
Frimesa em números
4ª maior indústria de carne suína do Brasil, com capacidade para processar 15 mil suínos/dia.
Maior indústria de suínos no Paraná.
2ª maior indústria de lácteos do Paraná e 11ª do Brasil, recebendo 850 mil litros de leite/dia.
Produção anual de 499 mil toneladas de alimentos.
Portfólio com mais de 550 produtos.
6 unidades industriais.
13.088 colaboradores.
Fonte: Assessoria