
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As forças policiais que atuam na região de fronteira no Oeste do Paraná contra os crimes transfronteiriços, apresentam números elevados na apreensão de drogas, no município de Santa Helena.
Apenas nos primeiros 15 dias do mês de julho, foram apreendidas 4,8 toneladas de maconha na zona rural do município, em diferentes pontos. Na ação mais recente, promovida através da cooperação entre a Polícia Federal/Nepom, Polícia Civil/COPE e Polícia Militar do Paraná/BPFRON, foram 2,5 toneladas de drogas apreendidas.
As apreensões revelam que a ação dos criminosos ocorrem com mais frequência em duas regiões do município, através do Lago Internacional de Itaipu, sendo elas: distrito de Vila Celeste/São Vicente Chico e distrito de Sub-Sede.
Em duas semanas foram realizadas quatro grandes apreensões, somando cerca de 5 toneladas e um prejuízo estimado em R$ 10 milhões ao crime organizado, valor considerado caso o entorpecente chegasse ao seu destino final para ser comercializado.
OPERAÇÃO PROTETOR
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.
Fonte: Costa Oeste 93