Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Docentes da UTFPR, incluindo Santa Helena, aprovam greve a partir de segunda-feira (15)

A categoria reivindica recomposição salarial em 2024 e não aceita o reajuste de 0%.

  • 10/04/2024
  • Foto(s): Gustavo Matos
  • Região
Docentes da UTFPR, incluindo Santa Helena, aprovam greve a partir de segunda-feira (15)

Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovaram terça-feira (09), uma adesão à greve nacional dos docentes das instituições federais de ensino. A mobilização começa no dia 15 de abril e segue o movimento convocado pelo sindicato nacional da categoria, o ANDES-SN. 

A assembleia que definiu pela adesão à greve ocorreu no Auditório da Sede Centro do Campus Curitiba da UTFPR, no período da tarde. A categoria reivindica recomposição salarial em 2024 e não aceita o reajuste de 0% proposto pelo governo federal para este ano.

Além disso, o movimento grevista também pede unificação das carreiras de docentes de Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), com critérios claros de progressão. Na pauta local, os professores da UTFPR reivindicam investimentos na estrutura da universidade e novas contratações de técnicos-administrativos e docentes, entre outras demandas. 

A UTFPR possui 13 campi em diferentes regiões do estado. A decisão da assembleia que ocorreu em Curitiba contempla todas as unidades da instituição, incluindo Santa Helena.

Os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também aprovaram a deflagração da greve para a mesma data. Os professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão em greve desde 25 de março. Os servidores técnico-administrativos dessas instituições estão em greve desde o dia 11 de março. 

Sobre a greve nacional

A greve dos docentes da UTFPR foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, o ANDES-SN. A diretoria aprovou em Brasília o indicativo de greve dos docentes das universidades federais, institutos federais e CEFETs para 15 de abril. A decisão foi tomada durante uma reunião do setor de docentes das federais com a presença de dezenas de representantes de diferentes instituições de ensino do país.

Fonte: Assessoria

Autor do post