Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro movimento de conscientização em prol do Autismo é realizado em Santa Helena

A caminhada iniciou próximo a Praça do Colono que seguiu pela Av. Brasil.

  • 06/04/2024
  • Foto(s): Gustavo Matos
  • Região
Primeiro movimento de conscientização em prol do Autismo é realizado em Santa Helena

Neste mês de abril é celebrado o mês de conscientização sobre o autismo, inclusão, acolhimento e aprendizado. Diante disso, na manhã deste sábado (06), foi realizado pelo GAPA (Grupo de Apoio dos Pais Autistas de Santa Helena) o 1º Movimento de Conscientização em prol do autismo.

A caminhada iniciou próximo a Praça do Colono que seguiu pela Av. Brasil, com intuito de conscientizar a população sobre a importância de entender e apoiar o autismo, além de construir uma sociedade mais inclusiva e empática.

Este primeiro encontro reuniu autistas, familiares e amigos envolvidos pela causa. Rodney Altenhofen empresário e autista, enfatizou a importância deste mês. “A importância é espalhar o conhecimento sobre o autismo em Santa Helena. A gente iniciou há uns dois anos atrás um grupo informal, e já conseguimos vários projetos em defensão ao autismo, tanto a proibição de fogos, fora os dias de evento dentro do calendário do município, e uma lei com uma bolsa de saúde”, enfatizou.

O abril azul foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

João Mariano da Paz, integrante e um dos responsáveis do grupo, agradeceu a presença de todos os envolvidos e reforçou o compromisso com a causa do autismo.



Fonte: Costa Oeste 93

Autor do post