Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Trabalho a campo e interação com escolas são estratégias para brecar dengue em Santa Helena

Crescimento exponencial de casos precisa ser levado a sério por todos e risco de agravamento da doença e morte, não podem ser descartados.

  • 14/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Trabalho a campo e interação com escolas são estratégias para brecar dengue em Santa Helena

O crescimento do número de casos de dengue em Santa Helena a cada boletim, refletindo o que acontece em boa parte do país, põe em alerta autoridades e a população. Todos os dias são anunciadas mortes em diversas regiões do país.

Toda comunidade que precisa agir para frear o avanço dos números que neste ano estão batendo recordes de casos de dengue.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Governo Federal, o Brasil registra mais 41.322 casos prováveis de dengue e o número total de casos sobe para 1.626.707, sendo que 19 Estados e o Distrito Federal confirmaram mortes pela doença, incluindo o Paraná e a região oeste. No país, o número de mortes somente este ano, chega perto de quatrocentas.

O Paraná atingiu na terça-feira (12) o maior número de novos casos de dengue em uma semana deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023. 

São 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença. 

O informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro, totalizando 16 no ano.

Em Santa Helena são 102 casos confirmados, 35 a mais do que o registrado na semana anterior e 234 são as notificações que aguardam exames laboratoriais. Não há óbitos confirmados e nem em investigação.

Durante esta semana estão sendo intensificados mais ainda os trabalhos a campo por parte da equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Também as escolas estão recebendo a equipe que vem utilizando espaços no meio estudantil para conscientizar as crianças a respeito dos cuidados necessários.

Acompanhando o trabalho das equipes pela cidade nesta quarta-feira (13), estavam o secretário de Saúde, Dilson Dill e Ane Mirian Kaul, supervisora de campo.

Ambos se manifestaram a respeito do atual momento e das estratégias que estão sendo levadas a efeito, solicitando a colaboração decisiva de cada um no processo de tentar conter o avanço da doença em função da proliferação do mosquito vetor, Aedes Aegypti, que só se cria em água parada.

Fonte: Assessoria

Autor do post