Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e UTFPR Campus Santa Helena, firmam convênio para implantar núcleo de referência em tecnologias espaciais

A Itaipu está financiando a construção de um bloco de laboratório, salas de aula, e a implantação de uma estação de monitoramento.

  • 27/02/2024
  • Foto(s): Divulgação/Costa Oeste 93
  • Região
Itaipu e UTFPR Campus Santa Helena, firmam convênio para implantar núcleo de referência em tecnologias espaciais

A Itaipu Binacional estabeleceu um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Santa Helena e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEFPR) para implantar o Núcleo de Referência em Tecnologias Espaciais (NORTE), cujas instalações serão no campus da universidade em Santa Helena.

A Itaipu está financiando a construção de um bloco de laboratório, salas de aula, e a implantação de uma estação de monitoramento GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), que será utilizada pelas equipes da binacional em atividades relacionadas à segurança hídrica e à produção de energia.

O convênio NORTE contempla ainda o desenvolvimento de pesquisas em algumas áreas de concentração relacionadas às atividades da Itaipu. Para isso, já foram contratados, por meio da FUNTEFPR, uma engenheira cartógrafa e agrimensora, um analista em geotecnologia e um técnico de topografia. Em breve, a equipe estará completa, com a inclusão de um analista de desenvolvimento GIS. Um conjunto de oito bolsistas também integram o grupo, bem como especialistas da Itaipu e professores da UTFPR.


Localização

Para desenvolver suas atividades, a Divisão de Estudos da Diretoria de Coordenação da Itaipu fez prospecção de locais para a instalação de estações de monitoramento GNSS que atendessem a levantamentos topográficos e geodésicos em toda a extensão dos imóveis de propriedade de Itaipu, que estão localizados principalmente junto ao reservatório.

Atualmente, há implantadas uma estação de monitoramento na área corporativa de Itaipu, em Foz do Iguaçu, e outra junto ao escritório em Guaíra. "Procuramos um local intermediário entre as estações existentes, que seria em Santa Helena, também no escritório de Itaipu. Porém, devido a questões de relevo e vegetação, foi constatado que não seria um bom local. A UTFPR, por sua vez, tem um campus extenso, onde conseguimos encontrar um local que atendesse as duas instituições", explica a engenheira cartógrafa e agrimensora Roberta Dal Bosco Carletto.

Além do convênio estabelecido, Itaipu fez uma doação de equipamentos de levantamentos topográficos e geodésicos que não estão mais em utilização na usina, mas que poderão colaborar e aprimorar as atividades de campo dos estudantes nas áreas de Topografia, Geodésia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Em dezembro de 2023, quando foi feita a entrega dos equipamentos doados, os profissionais da Itaipu participaram de uma atividade de campo com professores e alunos da universidade para marcar a celebração do convênio e o início das obras de construção do bloco.

Nesse dia, o técnico Sergio Dias Alicino fez uma aula de demonstração de utilização de uma estação total com o receptor GNSS e realizou a materialização da direção do norte/sul no local onde será edificado o pilar que receberá o equipamento GNSS. A materialização dessa direção é utilizada para a instalação dos equipamentos e seus cabos de dados e energia.

Fonte: Costa Oeste 93

Autor do post