Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

UTFPR abre inscrições para vestibular de inverno com 88 vagas para Santa Helena

São 44 vagas para o curso de Agronomia e 44 vagas para Ciência da Computação.

  • 26/02/2024
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
UTFPR abre inscrições para vestibular de inverno com 88 vagas para Santa Helena

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para o vestibular de inverno.

Ao todo, serão ofertadas 4.219 vagas nos 106 cursos dos 13 campi da Instituição. O ingresso será no segundo semestre deste ano. O prazo das inscrições vai de 26 de fevereiro a 9 de abril, no site da Fundação de Apoio à UTFPR (Funtef-PR). Clique aqui para se inscrever

A taxa de inscrição será de R$ 150. O pagamento pode ser feito até 10 de abril, por boleto e também por PIX.

Cada candidato poderá concorrer a até dois cursos, um em primeira e outro em segunda opção. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos.

Candidatos que ainda não têm a previsão de concluir o Ensino Médio antes do início do período letivo devem obrigatoriamente se inscrever como ‘treineiro’. A modalidade possibilita realizar as provas apenas com a finalidade de testar os conhecimentos, sem concorrer efetivamente às vagas.

Em Santa Helena, a UTFPR oferta 88 vagas, sendo 44 para o curso de Agronomia e 44 para Ciência da Computação.

Isenção da taxa de inscrição

O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de março, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo.

O documento pode ser obtido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da prefeitura municipal, assinada pelo órgão expedidor.

Cotas

Do total de vagas ofertadas, ao menos metade serão reservadas como cotas destinadas a quem fez todo o ensino médio em escola pública, incluindo específicas para:

renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo;

pretos, pardos ou indígenas;

pessoas com deficiência.

De acordo com o edital, a forma de classificação do vestibular mudou. No primeiro momento, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência. Depois, caso não tenham sido aprovados na ampla concorrência, os cotistas passam a disputar as vagas reservadas para as cotas.

Pessoas que apresentam deficiência ou têm necessidades educacionais específicas podem solicitar adaptações razoáveis no período de 26 de fevereiro a 9 de abril. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

Fonte: Assessoria/Costa Oeste 93

Autor do post