Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

TEAcolhe: Santa Terezinha de Itaipu avança no cuidado e inclusão de autistas

'Esse é um projeto inovador e arrojado que a gestão pública vai ofertar para nossa população'

  • 09/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
TEAcolhe: Santa Terezinha de Itaipu avança no cuidado e inclusão de autistas

Inclusão, empatia e tratamento correto são três pilares fundamentais para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos anos, a conscientização sobre as necessidades das pessoas autistas tem crescido significativamente em todo o mundo e em Santa Terezinha de Itaipu não é diferente. Na manhã desta sexta-feira, 9, a prefeita Karla Galende assinou o decreto nº 062/2024, que institui o Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe. 

“Realizamos hoje o lançamento do programa TEAcolhe, com uma equipe multidisciplinar e comprometida no atendimento em casos de suspeita e acompanhamento das crianças e toda sua rede familiar. Nosso intuito é acolher, trabalhar com amor, fazer um atendimento individual e familiar, para garantirmos o bem-estar e a qualidade de vida da nossa população. Esse é mais um compromisso cumprido e tenho certeza que os resultados serão excelentes”, destacou a chefe do poder executivo. 

O programa consistirá no atendimento multiprofissional dos pacientes e suas famílias, por meio de médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, além da equipe de apoio composta por fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, dentista e neuropediatra. O objetivo é criar um fluxo claro e transparente para o Atendimento do TEA dentro do município, priorizando a equidade de acordo com as necessidades de cada um.

“Esse é um projeto inovador e arrojado que a gestão pública vai ofertar para nossa população com recursos próprios, para que possamos fazer esse atendimento especializado do paciente e sua rede de apoio. É sem dúvidas, uma grande conquista para a nossa cidade. A prefeita Karla está de parabéns”, disse o secretário de Saúde, Fábio de Mello. 

As equipes vão atuar junto ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que já realiza o atendimento aos pacientes e suas famílias. 

O atendimento será porta-aberta tanto para o acompanhamento dos pacientes, como para o diagnóstico e tratamento, inclusive com apoio em outros pontos da Rede e encaminhamentos para a neuropediatra que atende no município.

“É um alívio saber que podemos contar com esse atendimento especializado. Como mãe de autista, estou muito feliz e com o coração mais calmo. Afinal, vamos contar com esse acolhimento tão necessário, contribuindo também para a garantia da inclusão dos autistas na sociedade”, agradeceu a presidente da Associação de Desenvolvimento e Apoio à Pessoa Autista - ADAPTA, Ângela Venson Becker. 

O serviço conta também com a parceria e interlocução do trabalho desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação, visando a interdisciplinaridade do cuidado ao autista.

Fonte: Assessoria

Autor do post

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas