Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Confira o início do plantio da soja em São Miguel, Serranópolis, Santa Terezinha e Medianeira

Com chuvas regulares, os produtores estão aproveitando os intervalos de estiagem para concretizar o plantio.

Confira o início do plantio da soja em São Miguel, Serranópolis, Santa Terezinha e Medianeira

A Expedição Costa Oeste acompanha de perto o plantio da safra de soja 2022/23 no oeste paranaense. Com chuvas regulares, os produtores estão aproveitando os intervalos de estiagem para concretizar o plantio. Este é o caso da família Marcelino. Eles estão finalizando a semeadura, na Linha Paulistania em São Miguel do Iguaçu. 

Por outro lado, Alesandro Parise está efetuando o plantio por etapas e espera finalizar toda a operação no início de outubro, na Comunidade de Três Fazendas, em Santa Terezinha de Itaipu. 

Esperança e entusiasmo dos agricultores se convertem em números. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), a estimativa de produção será de 21,5 milhões de toneladas. Promessa de uma safra recorde. Devido às perdas com a seca foram colhidos na safra passada apenas 12 milhões de toneladas. 

A esperança está toda depositada nesta safra. A área semeada aumentou em 1%. Seu Valderi Pagliarini, reforça a estatística. Ele deixou a produção de leite de lado para apostar na soja, na Linha São Bernardo, em Medianeira. Mas, tem produtor que nem iniciou ainda as atividades. Na Linha Bonatto em Serranópolis do Iguaçu, Antonio Angheben, preferiu esperar. 

Nelson Sauthier está operando o trator na propriedade de Valderi também é produtor e pretende na sequência efetivar o plantio na sua propriedade na Linha Sávio, também em Medianeira. Na época de plantio nossos agricultores acumulam funções para dar conta de tudo, eles viram mecânicos, operadores de máquinas, agrônomos, metrologistas... Todo este esforço vale a pena, só assim o agro não para. 



Fonte: Costa Oeste News