106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O lago de Itaipu é realmente exuberante pelo tamanho e sua capacidade de gerar energia. Formado artificialmente, faz fronteira entre o Brasil e Paraguai e alimenta a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Mas, um grupo de pescadores está provando que as águas do reservatório podem produzir mais, na Colônia de Pesca São Pedro, em Santa Terezinha de Itaipu-PR. Com apoio da Itaipu Binacional e da Cresol Conexão, eles estão desenvolvendo piscicultura sustentável e a principal espécie cultivada é o pacu. A criação dos peixes é feita em tanques-rede, técnica utilizada por Zé Barba e outros pescadores.
Zé Barba, é pessoa simples e de bom coração, em pouco tempo conquista todo mundo com seu jeito. E, gradualmente, o cultivo de peixes vai se tornando uma renda importante e garantida. Micheli Becker, é engenheira de aquicultura, acompanha de perto o trabalho. Ela explica as vantagens da criação no sistema de tanques-rede. Tanta produção gerou necessidades, Zé barba e seus colegas precisaram adquirir barcos novos, e o apoio da Cresol Conexão foi decisivo.
O gerente agro da Cresol, Guilherme Buchelt, comemora o sucesso dos pescadores. Agora eles sonham com novos desafios. Um deles é criação e beneficiamento da tilápia. Mas, para isso acontecer será necessário romper mais uma barreira. Enquanto isso seu Zé Barba segue com a criação de pacu e claro, também pescando, E o almoço pelo visto vai ter corvina ou traíra pescadas no dia. Uma fartura e não é história de pescador.
Fonte: Costa Oeste News