Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores consolidam criação de pacu e sonham em poder também criar tilápia no Lago de Itaipu

Com apoio da Itaipu Binacional e da Cresol Conexão, os pescadores estão desenvolvendo piscicultura sustentável.

Pescadores consolidam criação de pacu e sonham em poder também criar tilápia no Lago de Itaipu

O lago de Itaipu é realmente exuberante pelo tamanho e sua capacidade de gerar energia. Formado artificialmente, faz fronteira entre o Brasil e Paraguai e alimenta a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Mas, um grupo de pescadores está provando que as águas do reservatório podem produzir mais, na Colônia de Pesca São Pedro, em Santa Terezinha de Itaipu-PR. Com apoio da Itaipu Binacional e da Cresol Conexão, eles estão desenvolvendo piscicultura sustentável e a principal espécie cultivada é o pacu. A criação dos peixes é feita em tanques-rede, técnica utilizada por Zé Barba e outros pescadores.

Zé Barba, é pessoa simples e de bom coração, em pouco tempo conquista todo mundo com seu jeito. E, gradualmente, o cultivo de peixes vai se tornando uma renda importante e garantida. Micheli Becker, é engenheira de aquicultura, acompanha de perto o trabalho. Ela explica as vantagens da criação no sistema de tanques-rede. Tanta produção gerou necessidades, Zé barba e seus colegas precisaram adquirir barcos novos, e o apoio da Cresol Conexão foi decisivo. 

O gerente agro da Cresol, Guilherme Buchelt, comemora o sucesso dos pescadores. Agora eles sonham com novos desafios. Um deles é criação e beneficiamento da tilápia. Mas, para isso acontecer será necessário romper mais uma barreira. Enquanto isso seu Zé Barba segue com a criação de pacu e claro, também pescando, E o almoço pelo visto vai ter corvina ou traíra pescadas no dia. Uma fartura e não é história de pescador.  


Fonte: Costa Oeste News