Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: colheita da Safra 2022/23 de soja inicia com bons resultados no Oeste paranaense

Agricultor foi desafiado em todos os estágios do cultivo da oleaginosa.

Expedição Costa Oeste: colheita da Safra 2022/23 de soja inicia com bons resultados no Oeste paranaense

Começou a colheita da soja no Paraná. Evandro Behenck está comemorando o resultado da primeira área, que chegou a pouco mais de 90 sacas por alqueire, na Vila São José, em Santa Terezinha de Itaipu-PR. É bem abaixo do esperado em condições normais, mas superior as 28 sacas colhidas na última safra. Outra tendência que vamos ver é a colheita mais lenta, reflexo de problemas no início do plantio. 

No Oeste paranaense, o agricultor foi desafiado em todos os estágios. No início do plantio, entre setembro e outubro, chuvas em excesso, e frio. Em dezembro foi a vez da estiagem marcar presença. Mas, graças as chuvas localizadas, muitas lavouras foram salvas. 

Com isso o produtor terá resultados diferentes em áreas muito próximas. Evandro espera alcançar 160 sacas por alqueire em outra lavoura onde choveu mais. Quase o dobro do resultado atual desta localidade. 

O Deral apontou que 81% das lavouras estão em boas condições, mas, ajustou para baixo a estimativa de safra para 20 milhões de toneladas, no final de janeiro. Mesmo assim, o volume representa um aumento de quase 70% na comparação com a safra passada, quando a seca acabou com as lavouras. O produtor carrega consigo a esperança de se reabilitar dos últimos fracassos.

Evandro carrega consigo a responsabilidade de continuar a tradição de viver da agricultura. Se depender do pai Avanildo Behenck este bastão vai ser passado rapidinho. 

Fonte: Costa Oeste News