Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena impulsiona setor piscícola com distribuição de mais de 8 mil alevinos

Dentre as espécies disponibilizadas, destacam-se a carpa capim, carpa cabeça grande, trairão, tilápia, dourado e pintado.

  • 30/01/2024
  • Foto(s): IAT com AEN
  • Região
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena impulsiona setor piscícola com distribuição de mais de 8 mil alevinos

Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena realizou uma significativa contribuição para a atividade piscícola local, entregando mais de 8 mil alevinos a 14 psicultores do município. Esses produtores optaram por adquirir os alevinos por meio do sindicato, que atua como intermediário na transação, proporcionando preços mais acessíveis aos santa-helenenses.

Dentre as espécies disponibilizadas, destacam-se a carpa capim, carpa cabeça grande, trairão, tilápia, dourado e pintado. O presidente da entidade, Flávio Back, ressaltou que muitos produtores não só adquiriram os alevinos para consumo próprio, mas também visam a comercialização do pescado como uma fonte adicional de renda, promovendo a diversificação das propriedades locais.

De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), atualizados em 2023, em comparação com a produção de 2022, Santa Helena abriga quase 100 piscicultores engajados na produção em larga escala de tilápia e pacu para fins comerciais. Além disso, quase 50 produtores estão envolvidos na comercialização de tambacu no município.

Dos aproximadamente 100 produtores dedicados à produção de tilápia, foram alcançadas cerca de 900 toneladas em 2022. Para o ano de 2023, números preliminares indicam uma expressiva expansão, projetando a produção para cerca de 1 milhão de toneladas de tilápia e aproximadamente 100 toneladas de pacu.

Vale ressaltar que muitos desses produtores já estão integrados a cooperativas, fortalecendo ainda mais a atividade no município. O comprometimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena em facilitar o acesso a alevinos de qualidade evidencia o papel fundamental da entidade no desenvolvimento sustentável da piscicultura local.

Novos pedidos já podem ser feitos junto ao sindicato rural, com entrega prevista para o mês de fevereiro, segundo Flávio Back.

Fonte: CNWT

Autor do post