Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novos conselheiros tutelares passam por capacitação sobre atendimento e Escuta Especializada

A capacitação foi ministrada por membros da Comissão Municipal Permanente de Escuta Especializada.

  • 16/01/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Novos conselheiros tutelares passam por capacitação sobre atendimento e Escuta Especializada

O Protocolo de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência e o Serviço de Escuta Especializada foi o tema de capacitação para os novos conselheiros tutelares recém-empossados e seus respectivos suplentes em Santa Helena, nesta terça-feira (16).

A capacitação foi ministrada por membros da Comissão Municipal Permanente de Escuta Especializada. Segundo a coordenadora da comissão, assistente social Helena Filipiak, o objetivo foi dar conhecimento e orientações quanto as normativas legais e o procedimento de atendimento adequado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. 

A Escuta Especializada é um direito da criança, e tem por finalidade proteger a vítima e subsidiar informações ao Conselho Tutelar e aos demais órgãos que compõem a rede de proteção na aplicação assertiva de medidas em favor da criança e do adolescente.  

O mesmo vale também para escolas, unidades de saúde, unidades socioassistenciais, delegacias, Ministério Público, o Sistema de Garantias de Direitos – SGD de um modo geral.

Segundo Helena Filipiak, o protocolo foi instituído em 2023 e nas próximas semanas, profissionais da educação passarão por capacitação, pois conforme instituído em lei, é responsabilidade da Comissão Permanente de Escuta Especializada a capacitação dos demais segmentos da Rede de Proteção.

Fonte: Assessoria

Autor do post