Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comércio de Santa Helena terá horários especiais no período de natal e final de ano

Os horários especiais são facultativos, ou seja, a adesão depende de cada empresa e não é obrigatória.

  • 13/12/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Comércio de Santa Helena terá horários especiais no período de natal e final de ano

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) compartilha o acordo convencionado entre o Sindeto (Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo) e o Sinvar (Sindicato Empresarial do Comércio de Toledo) para os horários especiais do comércio no período de Natal e final de ano. A decisão sobre os horários não é atribuição da Acisa, e sim, advém do acordo firmado entre os dois sindicatos representativos.

Nos sábados, correspondentes aos dias 16, 23 e 30, o horário de funcionamento das 8h às 16 horas. De 18 a 22 de dezembro, ou seja, segunda-feira a sexta-feira, o funcionamento será das 8h às 19h30. De 26 a 29 de dezembro, terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h30.

A Acisa enfatizou a importância de observar as disposições contidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do comércio. A Cláusula Trigésima Sexta estabelece que os trabalhadores que ultrapassam 75 minutos da jornada normal diária em trabalho extraordinário têm direito a uma refeição adicional pelo empregador ou a um pagamento equivalente a 2% do piso salarial, ou seja, R$ 32,80 por dia, com natureza indenizatória.

Já a Cláusula Décima Quarta possibilita o trabalho em um domingo de mês, das 8h às 18h, desde que o empresário aproveite o Descanso Semanal Remunerado (DSR) na semana anterior. Além do salário normal, será concedido um vale-compra/vale-alimentação ou pagamento no valor de R$ 112,00, não configurando salário, pagamento como indenização.

A Acisa reforça a observância a essas disposições para evitar descumprir o estabelecido.

Os horários especiais são facultativos, ou seja, a adesão depende de cada empresa e não é obrigatória.

Fonte: Assessoria

Autor do post