Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projetos como o Energia Sustentável de Santa Helena, são destaques durante evento nos EUA

Experiências de energias renováveis da Região Oeste do Paraná são apresentadas no MIT- Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos.

  • 09/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Projetos como o Energia Sustentável de Santa Helena, são destaques durante evento nos EUA

O Consórcio e-Planning, que reúne universidades de renome internacional, promove entre os meses de setembro a dezembro discussões sobre temas de grande relevância mundial.

As mudanças climáticas, novas energias e a transição digital foram temas da conferência apresentada na última segunda-feira (06) pela convidada Vera Viviane Schmidt Abomorad, Assessora de Inovação da prefeitura de Santa Helena.

Vera apresentou exemplos bem-sucedidos de geração de energias renováveis a partir da instalação de sistemas fotovoltaicos e biodigestores em Santa Helena e toda a região oeste do Paraná, para a produção de energia elétrica, biogás e biometano, num contexto de inclusão econômica e proteção ambiental.

Segundo a Dra. Vera, o Paraná possui sua matriz energética baseada em energia limpa com 90% das fontes de energia elétrica de fontes renováveis. Desta maneira, disse, o estado e principalmente a região, pode ofertar a pesquisadores e planejadores de outras partes do mundo, boas experiências locais em que a população em geral e os produtores rurais tornam-se participantes deste processo.

“A região oeste é hoje um laboratório de inovação neste assunto, e isto tem chamado a atenção mundial”, comentou a santa-helenense.

O objetivo pragmático destes eventos e-Planning no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), é promover a reflexão transdisciplinar e criar diretivas de estudos e de políticas públicas, condensadas em um Livro, que se prenuncia de grande impacto: "e-Planning for Digital Transition - With No One Left Behind", o qual contará com a colaboração dos maiores especialistas do MIT e convidados internacionais.

Fonte: Assessoria

Autor do post