Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena vai receber a Operação Paraná III com Militares do Exército Brasileiro e exterior

Além de Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Medianeira recebem os militares

  • 02/08/2023
  • Foto(s): DefesaNet
  • Policial
Santa Helena vai receber a Operação Paraná III com Militares do Exército Brasileiro e exterior

Está previsto para ocorrer de 12 à 18 de agosto, mais uma edição da Operação Paraná III organizada pelo Exército Brasileiro. As cidades de Santa Helena, Missal, Itaipulândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu vão receber a atividade.

Mais de 1.700 militares irão participar da operação que inclui quatro helicópteros, 13 embarcações e 48 blindados. 

Trata-se de um exercício de ajuda humanitária com a participação de exércitos do continente americano em um contexto simulado de desastres naturais, sendo explorado casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional, para proporcionar ajuda e proteção à população figurada.

Esta é uma das atividades previstas pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), organização internacional que possui vinte e três exércitos membros, dois exércitos observadores, duas organizações militares observadoras e dois observadores especiais. 

A CEA é presidida pelo Exército Brasileiro (biênio 2022-2023) e tem como tema: “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro, para a expansão da cooperação e da integração no enfrentamento dos desafios e das ameaças que podem afetar a segurança e a estabilidade do continente americano”.

No ano passado, a primeira fase da Operação Paraná III foi realizada no município paranaense de Cascavel e estiveram presentes, além do Brasil, doze exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Coordenam e executam esta atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5a Divisão de Exército (5a DE) e a 15a Brigada de Infantaria Mecanizada (15a Bda Inf Mec). Participam também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.

Fonte: Assessoria/Costa Oeste 93