Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: das pastagens ao iogurte, o cooperativismo está fazendo a diferença na cadeia produtiva do leite

Nos episódios anteriores da Expedição Costa Oeste, mostramos como o cooperativismo está mudando vidas e gerando oportunidades.

Expedição Costa Oeste: das pastagens ao iogurte, o cooperativismo está fazendo a diferença na cadeia produtiva do leite

Para produzir iogurte de qualidade, é necessário ter leite de qualidade. E para conseguir leite com essas características, é fundamental que as pastagens sejam excelentes. Nos episódios anteriores da Expedição Costa Oeste, mostramos como o cooperativismo está mudando vidas e gerando oportunidades através da produção de iogurte.

Seu Valentim e dona Ereni abriram as portas de sua propriedade em Maralúcia, distrito de Medianeira, para nós. No primeiro episódio, mostramos um pouco do trabalho deles, que hoje tem estabilidade e valorização graças ao preço garantido do leite. Mas há outro detalhe que está fazendo a diferença. 

O responsável por esse trabalho é seu José Luiz Bortoluzzi, zootecnista cedido gratuitamente pela Cresol. Uma das primeiras mudanças que ele implementou não foi diretamente nas pastagens, mas no solo. O resultado são pastagens saudáveis e nutritivas.

Além disso, o alimento também pode ser fracionado de acordo com a produção de cada vaca, para que ela não receba mais alimento do que precisa. No entanto, esse alimento precisa ser excelente. 

Dessa forma, o cooperativismo fecha mais um elo fundamental. Assim, o laticínio da cooperativa consegue leite de qualidade e entrega para o consumidor final um alimento diferenciado, símbolo da maior conquista desses pequenos produtores. 

Fonte: Costa Oeste News