
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em sua sétima edição, o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2025), acontece de 02 a 04 de setembro em Foz do Iguaçu (PR) e está entre os principais eventos de aquicultura e pesca da América Latina. A Cresol é uma das patrocinadoras oficiais do evento e está presente com estande para atendimento ao público.
O evento é referência no setor ao promover debates relevantes com especialistas, empresas e autoridades nacionais e internacionais para discutir o futuro do pescado como proteína sustentável.
Durante o primeiro dia a programação iniciou com um painel de líderes cooperativistas, conduzido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. O dirigente reforçou 2025 como um ano muito especial, reconhecido pela Organização das Nações Unidas – ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, o que reconhece que as cooperativas constroem um mundo melhor, “Em conjunto vamos mais longe e com muito mais segurança”, relatou Ricken durante a abertura do painel.
Empreendedorismo Rural da Cresol
No estande da Cresol, além do tradicional café e bom atendimento, o primeiro dia foi marcado pela assinatura da renovação do projeto de Empreendedorismo Rural com foco em piscicultura. O projeto foi lançado oficialmente no IFC Brasil 2024, uma iniciativa da Cresol Conexão que leva assistência técnica especializada para 25 cooperados da Cresol na região Oeste do Paraná.
O Empreendedorismo Rural da Cresol contribui para fornecer mais resultado e aumentar a eficiência na atividade, a iniciativa deu tão certo, que durante o evento foi assinada a renovação para mais um ano em parceria com a HM Consultoria.
A renovação do contrato contou com a presença do presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto; proprietário da HM Consultoria, Maikon Hilgert; presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin; diretora-executiva do IFC, Eliana Panty; presidente da cooperativa Primato, Anderson Sabadin e demais representantes de cooperativas da região.
“Estamos assinando a renovação do nosso convênio de assistência técnica com um parceiro, para que possamos atender melhor o cooperado que trabalha com piscicultura. A cooperativa não é só o crédito, também fomentamos e apoiamos o desenvolvimento do nosso cooperado. Vivemos um momento especial, a piscicultura se desenvolve muito na região Oeste e também no país. Esse evento com certeza é a confirmação disso”, afirmou o presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto. Ele destacou a importância da troca de informações sobre o desenvolvimento de uma cadeia muito importante para o agronegócio brasileiro.
Um dos participantes do IFC 2025 é Valdeci Trojack, cooperado Cresol e morador de Itaipulândia (PR). Valdeci é um pequeno produtor em uma área de aproximadamente cinco hectares e que está na atividade de produção de tilápias há cinco anos.
“Um evento como o IFC é muito importante porque traz conhecimento. Estamos aqui com a Cresol, onde todos os aspectos são relevantes. O crédito é fundamental para nós, pois sabemos que o custo de produção da tilápia é elevado, e para termos uma renda no sítio, isso é necessário. Aqui, engloba tudo, a parte das finanças e a assistência técnica que temos como conveniados no projeto de Empreendedorismo Rural. É muito bom buscar conhecimento sempre”, relatou o piscicultor.
Valdeci confia na parceria com a Cresol para o custeio de sua pecuária, o que tem garantido a rentabilidade de seu sítio. Com o conhecimento adquirido no IFC, ele enxerga com otimismo o futuro da produção de peixes.
Fonte: Assessoria