Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: cooperativismo muda vidas e leite da agricultura familiar se transforma em iogurte de alta qualidade

Em três episódios a Expedição Costa Oeste vai mostrar como esta iniciativa está mudando a vida dessas pessoas.

Expedição Costa Oeste: cooperativismo muda vidas e leite da agricultura familiar se transforma em iogurte de alta qualidade

Todos nós buscamos viver da força do nosso trabalho, mas, quando isso não é suficiente, o que fazer? Foi esse sentimento que fez pequenos produtores de leite do Oeste paranaense se unirem. A solução foi encontrada no cooperativismo e o leite da agricultura familiar se transformou em iogurte. Em três episódios a Expedição Costa Oeste vai mostrar como esta iniciativa está mudando a vida dessas pessoas. 

A primeira coisa que precisamos entender é as dificuldades que os produtores enfrentavam. A variação no preço do litro de leite, alta dos insumos e seca, tornava atividade instável. Mas, tudo está mudando e para melhor. Seu Valentim Zanoni vive no Distrito de Maralúcia em Medianeira e comemora a nova fase. 

Na Linha Ouro Verde, também em Medianeira, Jacira Gobbi viu seu custo de produção diminuir. Graças ao apoio da Cresol, que disponibiliza para os produtores apoio técnico de graça, fechando mais um elo importante do cooperativismo. 

Tanto Jacira, quanto seu Valetim fazem parte de um grupo de 70 pequenos produtores dos municípios de Missal, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Cascavel. União que começou em 2005 quando foi criada cooperativas locais, como, por exemplo, a COOPLAF de Medianeira. A união delas resultou na Siscooplaf, cooperativa central que administra todas as outras. Em 2015 aconteceu a virada de chave, foi então inaugurado em Cascavel o laticínio de beneficiamento de leite. 

Assim as delícias da agricultura familiar começaram a chegar até a nossa mesa. No próximo episódio, vamos mostrar como a produção de Iogurte está garantindo a preservação da cultura, além de fortalecer a economia da região. 

Fonte: Costa Oeste News