Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Atleta bodybuilder de Santa Helena se prepara para o Musclecontest Internacional em dezembro

O evento será realizado em Curitiba dia 03 de dezembro. O atleta está nas últimas semanas de preparação.

Atleta bodybuilder de Santa Helena se prepara para o Musclecontest Internacional em dezembro

Cintura fina e ombros largos pode ser a principal característica de um atleta bodybuilder, além de proporcionalidade com membros inferiores, ou seja, pernas treinadas e que correspondam à musculatura do tronco. Para conseguir este conjunto é necessário ter determinação, dedicação, técnica e conhecimento. É isso que busca Lucas Fernando, atleta de Santa Helena, que se prepara para competir na categoria classic physique, pelo Musclecontest Internacional, Paraná 2022. 

O evento será realizado em Curitiba dia 03 de dezembro. O atleta está nas últimas semanas de preparação, considerada uma das fases mais cruciais. Semelhante ao que acontece nas outras categorias do fisiculturismo, é necessário perder gordura corporal e preservar, ao máximo, a massa magra, os músculos. 

A classic physique exige, basicamente, caraterísticas como, boa maturidade muscular e maior porte físico (inclusive membros inferiores) respeitando a relação máxima permitida peso/altura, quanto maior o volume e a densidade muscular, melhor será.

Lucas Fernando já teve outra experiência em competições, participou, em 2019 da Copa Oeste Paraná, em Cascavel, onde ficou na quinta colocação dentre 16 atletas participantes da categoria.  Em entrevista, o atleta santa-helenense destaca os desafios e como está transcorrendo o período de preparação para o Musclecontest Internacional. 

Há quanto tempo treina? 

Lucas - Como sempre falo, ir para academia é uma coisa, treinar já é outra coisa.

Normalmente, quando iniciamos na academia, vamos por três fatores. Primeiro deles é estético, segundo saúde e bem estar, e terceiro por motivação de colegas ou familiares. Quando falo em ir para academia, me refiro que, não é nada muito periódico, ou até mesmo obrigatório, sem conhecimento, ou alguma instrução correta. 

Faz aproximadamente 10 anos que vou na academia, frequento, mas quando iniciei minha faculdade em 2016, na profissão de educador físico, foi quando comecei a levar mais a sério o treinamento, assim entendendo mais e conseguindo aprimorar o treinamento, então, são 5 a 6 anos que levo mais a sério o treinamento e academia.

Quais as dificuldades da preparação?

Lucas - Podemos dizer que, a mudança brusca de alimentação é a parte mais complicada, como privar-se de algumas coisas, doces, frituras refrigerantes etc (para quem tem uma rotina diária com isso, é o mais difícil). As três primeiras semanas de qualquer dieta são as mais cruciais, onde se torna difícil resistir, mas depois disso acaba sendo monótono e a falta de alguns alimentos acaba passando despercebida. 

A grande maioria dos atletas é de pessoas com a rotina bem cheia, que atuam na área esportiva, ou, algo do gênero. Acho que a carga horária de trabalho hoje, e a falta de tempo para estar priorizando a minha competição é um dos grandes desafios, pois hoje, nessa fase final, treino cerca de 3h por dia em horários diferentes. Quando me refiro em treinamento, falo como um todo, treino de musculação (média de 1h a 1h e 30min por dia e cerca de 1h e 30min de cárdio diário (isso somente agora). 

Como comentado, minha rotina começa cedo e termina tarde, todos os dias. Acordo às 5h e faço 45min de cárdio em jejum, como tenho bike de spinning em casa se torna mais fácil, assim não precisando sair para rua caminhar ou até mesmo me deslocar até uma academia. Pós isso, inicio minha jornada de trabalho às 7h indo até às 20h e 30min, todos os dias. Querendo, ou não, é exaustivo.

Quais as fases da preparação?

Começamos com a escolha da competição, depois disso programamos para iniciar o off season, assim é possível planejar quantas semanas teremos até lá. Após esse período de ganho de peso e correções de pontos fracos, iniciamos a preparação com média de 21 a 15 semanas dependendo de como está o condicionamento da pessoa. Na sequência, de 12 a 8 semanas da competição, iniciam algumas estratégias mais específicas, com diminuição de comida e ingestão de água maior. As últimas três semanas que antecedem o campeonato são mais difíceis. Há dias nos quais é preciso zerar o consumo de carboidratos e aumentar o treino.

Em que fase de preparação você está agora? 

Lucas - Estou nas últimas semanas do Contest, a parte mais crucial, para baixar ao máximo o percentual de gordura, mantendo a qualidade muscular e um físico com simetria.

Foram oito semanas de off season, onde o intuito era ganhar a maior quantidade de massa muscular possível, corrigir os erros e pontos fracos do corpo, como costas e braços. Depois iniciamos a preparação, esse ano usei uma estratégia um pouco ousada, com menos semanas de preparação, 14 semanas, baixando o peso e consequentemente deixando o físico mais limpo com uma característica de estar mais seco.

Quais são as características desta fase de preparação? 

Lucas - Deixar o corpo com o melhor condicionamento possível, chegar perto de 6% de gordura. 

Começamos a baixar o consumo de calorias diárias, aumentamos a intensidade e quantidade de exercícios aeróbicos. O treino, devido a pouca ingestão de comida, acaba sendo prejudicado quanto à carga, mas com isso a intensidade do treino é aumentada, como repetições mais altas, aumento de métodos de treinamento onde é potencializado o gasto energético.

Você conta com auxílio profissional?

Lucas – Sim. Tenho um preparador (COACH), que me presta consultoria on-line. Temos contato semanal e diário, caso necessário. É muito importante, mesmo sendo da área, ter uma visão de fora, com estratégias diferentes e forma de pensamento diferente também. 

Com quantos quilos deve subir no palco?

Lucas - Eu pretendia chegar no limite da categoria onde seria até 89kg, com minha altura posso chegar até esse peso, mas creio que não chegarei tão “pesado” e sim com menos de 87kg.  Subo na classic physique até 178 centímetros. 

Fonte: Assessoria

Autor do post