Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Frimesa é referência em queijos

Há quase 45 anos a marca é sinônimo de qualidade, diversidade e quantidade.

Frimesa é referência em queijos

A tradição da Frimesa em produzir queijos no Oeste do Paraná é de mais de 40 anos. Em 1980, quando adquiriu as primeiras indústrias de laticínios na região, a Frimesa introduziu essa linha ao seu portfólio. Hoje 43% do volume de leite industrializado é destinado para a fabricação de quase 40 itens da família quejos, e somam mais de 900 toneladas produzidas por mês. A linha de queijos é a que mais absorve o volume de leite de duas unidades de lácteos em Marechal Cândido Rondon (PR) e Aurora (SC), e representa um dos principais produtos da Frimesa em faturamento.

Na década de 80, um trabalho na área de fomento de leite aumentou o volume entregue pelos produtores. Na época, ainda não havia embalagens longa vida para destinar o produto industrializado aos grandes centros consumidores, o leite pasteurizado tinha “vida curta”, e a versão em pó não remunerava bem. “A maior alternativa era produzir queijo que concentrava na proporção de 10:1 (em média, são usados dez litros de leite para fazer um quilo de queijo), e aí nós começamos a crescer, agregando qualidade e valor ao produto”, explica o diretor-presidente, Valter Vanzella.

Os queijos da Frimesa se dividem entre as categorias de filados, prensados, processados, e maturados, que por sua variedade, atendem ao consumidor nos diferentes momentos do dia, receitas e ocasiões. Para o dia a dia, a Frimesa oferece o queijo muçarela, prato e o coalho para churrasco, principais tipos produzidos, os dois primeiros estão disponíveis nas versões tradicional e zero lactose light. Além disso, também fornece os queijos cheddar, minas frescal, ricota fresca, queijo minas e padrão, e colonial.

A classificação dos queijos nobres é feita de acordo com o tipo do leite, da textura, do grau de maturação, do aroma e da intensidade do sabor. O consumidor pode escolher entre o Queijo montanhês, provolone fresco, provolone curado defumado, parmesão, gouda, azul (gorgonzola) e brie.

A qualidade dos queijos Frimesa é reconhecida não só pelo paladar do consumidor, mas também por premiações. Desde 1991 a Frimesa obtinha reconhecimento com premiações na produção de queijos finos. Trazendo para as premiações mais recente, em setembro deste ano, recebeu a medalha Super Ouro para o parmesão Gold da Frimesa, versão em que é maturado por um ano, durante o II Concurso mundial do Queijo do Brasil. Os queijos Gouda, Provolone curado defumado e mussarela levaram medalha de bronze na mesma oportunidade.

Além disso, a marca alcança boas posições na Minas Láctea, feira nacional de lácteos, há quase uma década. Na edição de 2022 a Frimesa levou o troféu de melhor queijo Gouda do Brasil. Em 2019, ficou em 2º lugar com os queijos Minas Padrão e Gorgonzola. Em 2017, os queijos Gorgonzola, Provolone e Parmesão ficaram em 3º lugar. Em 2015, foi a vez do Queijo prato ficar em 1º lugar, e o Parmesão em terceiro. Em 2013, a Frimesa levou levou o melhor queijo Parmesão.

Esses prêmios coroam um trabalho de dedicação de toda uma equipe de anos de aprendizado e conhecimento. “Essa conquista deve ser dividida por todos os elos da cadeia, meu agradecimento vai aos nossos produtores pela produção de um leite de ótima qualidade e as pessoas nas indústrias por seu comprometimento e dedicação total alinhado com a alta tecnologia em nossos processos, que sempre estão focados para que os nossos queijos conquistem os consumidores pelo seu sabor e qualidade diferenciada”, acrescenta o gerente da divisão Leite, Erivelto Costa.

Fonte: Assessoria Frimesa