Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cachorro cavando: por que os cães têm esse hábito?

Mas, afinal, por que eles fazem isso? Será um instinto? O que significa cachorro cavando? Como fazer o cachorro parar de cavar?

Cachorro cavando: por que os cães têm esse hábito?

Cavar: um ato ancestral

Se você já observou um cachorro cavando terra, deve ter percebido que eles são ótimos nisso! E há um bom motivo para os cães serem tão bons em fazer buracos.

Essa habilidade dos cachorros está ligada à ancestralidade. Afinal, quem nunca assistiu um clássico desenho de um cachorro enterrando um osso?

Por mais caricato que pareça, nossos amigos realmente gostam de enterrar coisas para deixá-las seguras! Os cães também podem cavar ao sentir um cheiro ou perceber um movimento embaixo da terra, ou ainda para fazer uma caminha e descansar mais confortavelmente. Ou seja, cavar é natural para os cachorros!

Por que os cachorros cavam?

Apesar de ser um hábito comum, cavar em excesso pode ser sinal de que algo não vai bem com o cão. Muitas vezes, os cães cavam para aliviar o tédio, o estresse ou a ansiedade.


Se você encontrar o cachorro cavando o pote de água ou raspando a parede, pode ser um sinal de que seu amigo está estressado, que está com calor ou que está em busca de algum nutriente.

Mas cuidado, ao cavar em ambientes desconhecidos, o cachorro se expõe a vírus, bactérias, protozoários, vermes, insetos e animais peçonhentos.

Assim, por mais que seu amigo adore cavar, é bom ficar atento para evitar riscos à saúde. Além disso, cavar é um risco aos cuidados com as unhas do cachorro.

Como evitar os buracos em excesso

Se você tem que lidar com os buracos que seu filho de quatro patas deixa pelo jardim e está se perguntando como fazer o cachorro parar de cavar terra, estamos aqui para ajudar.

Nesses casos é entender o motivo desse hábito e saber como ensinar um cachorro. Se o cachorro deita na terra, por exemplo, talvez esteja incomodado com a cama atual.

Depois de entender o porquê, algumas ações simples podem ajudar você e seu amigo!

Realize sempre passeios diários com o cachorro;

Estimule o cão com brincadeiras e jogos;

Ofereça brinquedos para os momentos em que o pet estiver sozinho;

Garanta que ele tenha sempre uma confortável cama de cachorro,

Em casos especiais, busque auxílio do médico-veterinário.

Se além de ver seu cachorro cavando, você também encontrar animais como ratos ou baratas, talvez o seu amigo esteja tentando proteger a casa! Assim, é bom verificar uma forma de eliminar essas pragas.

Fonte: Petz.com