Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa estadual beneficia associações de produtores de São José e Santa Helena

Foram repassados quase meio milhão de reais para as associações.

Programa estadual beneficia associações de produtores de São José e Santa Helena

O Programa Coopera Paraná (Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná) do Governo Estado tem o objetivo de fortalecer as organizações cooperativas visando melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares associados através do subsídio de políticas de apoio financeiro para investimentos socioprodutivos, que garantam condições de sustentabilidade para as organizações.

Nesta sexta-feira (07), a Associação Municipal da Agricultura Familiar e Orgânica 1° de Março – AAFO de São José das Palmeiras, foi beneficiada com R$ 248.318,19, para aquisição de micro tratores, adequação da estrutura de recebimento e processamento de produtos e apoio a agroindustrialização das propriedades com equipamentos para fabricação de melado. Este projeto terá impacto direto na melhoria das atividades produtivas de 43 famílias associadas em São José das Palmeiras.

No dia 26/09/2022, a Associação Municipal dos Pequenos Agricultores de Santa Helena – AMPAS, também foi beneficiada no valor de 236 mil reais referentes ao programa. Neste caso com a compra de equipamentos e implementos agrícolas (Micro-trator, encanteirador, triturador de galhos, entre outros) para melhoria das propriedades dos associados. Através da AMPAS, serão diretamente beneficiadas 19 famílias associadas.

Em ambas as associações beneficiadas os itens adquiridos irão auxiliar no processo de mecanização a produção, no processo de agroindustrialização e na organização da associação para vendas nos programas institucionais, como PNAE e PAA, e outros possíveis mercados.

Ambos os projetos foram patrocinados através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná através do programa Coopera Paraná. E para sua realização as associações tiveram o apoio de técnicos da Biolabore e do IDR Paraná que auxiliaram na elaboração das propostas de apoio, que concorreram em um edital estadual e foram selecionadas com base em critérios técnicos, organizativos e de qualidade do projeto. 

De acordo com o Secretario da AAFO de São José das Palmeiras, Ademir Zambam, o recurso investido pela Secretaria de Agricultura do Estado vem em boa hora, auxiliar na modernização da estrutura da associação e no apoio produtivo aos agricultores. Com a certeza de que a partir deste programa a associação terá produtos em maior variedade, quantidades e qualidade para comercializar. Impactando na melhoria da alimentação nas escolas, e na sustentabilidade de renda das famílias envolvidas.

Carlos Harold, extensionista do IDR-Paraná em Santa Helena, detalha que as cooperativas e associações interessadas em participarem do programa, podem se dirigir até a sede municipal do IDR-Paraná, em Santa Helena, na Rua Minas Gerais, em frente ao Colégio H. A. Castelo Branco, para tirar dúvidas.

Fonte: Assessoria

Autor do post