Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Asfalto no lado paraguaio deve impulsionar economia e transporte via Porto de Santa Helena

Uma série de reuniões estão ocorrendo para garantir o atendimento com o aumento da demanda no transporte.

  • 04/10/2022
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Asfalto no lado paraguaio deve impulsionar economia e transporte via Porto de Santa Helena

A autorização para início das obras de asfaltamento da Rodovia PY21, trecho de 60 quilômetros, que liga a Rodovia PY07, a Supercarretera, até Puerto Índio, nas margens do Lago de Itaipu, traz boas expectativas para a importação e exportação pelo Porto Internacional de Santa Helena.

Em entrevista nesta manhã de terça-feira (04), no jornal Costa Oeste News, pela Rádio Costa Oeste 93,3 FM, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, informou que no lado paraguaio, as informações são animadoras e a previsão é que nos próximos dias, as obras iniciem.

Atualmente, cruzam o Lago de Itaipu por meio do Porto de Santa Helena, cerca de 130 caminhões ao dia e após a conclusão do asfaltamento no lado paraguaio, a previsão é que esse número se eleve para 200 caminhões ao dia. As melhorias na infraestrutura do país vizinho também deve refletir na economia no lado brasileiro, principalmente em Santa Helena.

Em 2021, segundo Aquiles Alba, o Porto Internacional de Santa Helena movimentou R$ 1bi com a travessia de 20 mil cargas. Em 2022, até o mês de agosto, já cruzaram Brasil - Paraguai cerca de 11 mil caminhões e com a aproximação da safra, os números devem subir. Para garantir um melhor atendimento aos caminhoneiros que utilizam o Porto no lado brasileiro, uma série de reuniões para discutir melhorias estão sendo realizadas pela Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Acisa, representantes de caminhoneiros, Sindicato de Transportes de Foz do Iguaçu, empresa que realiza o transporte aquaviário e representantes do governo paraguaio.

Um dos assuntos em análise, seria a possível ampliação do horário de atendimento no Porto. Hoje, o horário de funcionamento é realizado de segunda à sexta-feira, das 07 às 19h. Com a ampliação, o atendimento passaria das 07 às 22h e se estenderia aos sábados. Porém, a proposta necessita ser melhor estudada, pois envolve o quadro funcional e orçamentário.

Confira a entrevista abaixo.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post