Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saiba aqui por que seu gato mia de manhã

Como se não bastasse o despertador para atrapalhar o sono, quem tem gato possui um alarme extra, um felino miando logo cedo.

Saiba aqui por que seu gato mia de manhã

 E isso pode ser seguido de escaladas, arranhões na porta, patadas e os mais diversos comportamentos para chamar a atenção. E por que o seu gato mia de manhã cedo?

O ritmo biológico dos gatos é diferente

Os gatos possuem ritmo biológico diferente em relação aos humanos, uma vez que são animais crepusculares. Isso quer dizer que são naturalmente mais ativos no anoitecer e amanhecer.

Seu gato reage à luz da manhã como sinal para despertar, e no caso, lhe acordar também. Dessa forma, mia para chamar atenção, para brincar ou pedir comida. Qualquer que seja o motivo, o ideal é você deixar de responder o pedido dele aos poucos, pois este hábito pode se tornar um problema maior se seu animal perceber que as ações funcionam e você desperta toda vez para atendê-lo.

Fazer com que seu gato obtenha comportamento matinal adequado não apenas exige que você o ignore, como também que ele tenha uma rotina alinhada com a sua, não o contrário. Portanto, o ideal é ter o hábito de dormir e acordar sempre por volta da mesma hora. Estabeleça também horários para que o seu felino se alimente e faça com que ele gaste energia antes de dormir.

Alimento é fonte de energia

A comida é fonte de energia para o seu animal. Dessa forma, disponibilizá-la todo o tempo fará com que ele tenha energia constante. E, se você já tem o hábito de oferecer alimento sempre, essa pode ser uma das razões do por que o seu gato mia de manhã cedo.

O mais adequado seria alimentá-lo no máximo duas vezes ao dia. Portanto, estabeleça o horário da última refeição para logo antes de dormir, garantindo que ele fique alimentado durante toda a noite e não acorde tão faminto.

Seu gato pode estar sem uma rotina noturna

Uma rotina seguindo horários bem estabelecidos é muito importante para o seu gato, principalmente quando se trata de dormir e acordar. A rotina noturna dele deve ser organizada de maneira que permita o seu descanso. Cerca de 2h antes de dormir, separe um tempo para gastar a energia do seu bichinho, brinque e o mantenha entretido. Quanto mais cansado você deixá-lo, melhor!

Logo depois de gastar as energias é hora de comer, seguindo o horário escolhido para a última refeição. Com o estômago cheio, chega o momento de deixar seu gato relaxado, de tal maneira que ele esteja pronto para descansar, ao mesmo tempo em que você se prepara para fazer o mesmo.

Ele também precisa de estímulos e brincadeiras

Um dos motivos pelo qual seu gato pode estar miando de manhã pode se dar pela falta de estímulos na área de lazer dele. Considere disponibilizar brinquedos e acessórios que o estimulem e o mantenham entretido, enriquecendo o ambiente em que ele fica e desviando a atenção do seu quarto.


Dica: escureça o ambiente

Por fim, como estes felinos têm a tendência de acordar com os primeiros sinais da manhã, utilize cortinas mais escuras ou grossas no espaço onde seu gato dorme, dificultando a entrada da luz do sol, a fim de que ele demore a perceber que amanheceu, o suficiente para que você levante primeiro.

Importante ressaltar que a pior maneira de resolver o problema é por meio de repreensão ou até mesmo com a utilização de petiscos. Seguindo estas dicas, em torno de 10 a 15 dias o seu gato vai estar apto à assimilar a rotina e seu dono apto à dormir bem. Caso não se perceba melhora, o indicado é tentar buscar ajuda de um profissional especializado no comportamento animal.

Se quiser conferir outras dicas de adestramento de gatos, dê uma olhada no conteúdo que preparamos sobre o assunto aqui embaixo!

Fonte: Senhorgato.com