Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Por que cachorro enterra comida? Descubra mais sobre esse hábito

Afinal, por que cachorro enterra comida?

Por que cachorro enterra comida? Descubra mais sobre esse hábito

Para saber tudo sobre o assunto e descobrir porque cachorro enterra comida, continue lendo e entenda mais sobre esse costume!

Instinto canino

A primeira coisa que você deve saber para entender melhor sobre porque cachorro enterra comida e tem outros comportamentos é que, apesar de ser domesticado, esse animal manteve alguns hábitos típicos dos antepassados. Tais atitudes são provocadas pelo que chamamos de instinto e estão presentes nos pets de hoje graças aos genes.

Apesar de ainda serem alvos de muita discussão entre estudiosos, os instintos são heranças primitivas. A descendência dos cães domésticos é atribuída aos lobos, logo, algumas posturas selvagens, originais desses parentes ferozes, costumam aparecer no dia a dia dos pets.

Isso acontece, pois alguns padrões de comportamento, fundamentais para a sobrevivência na natureza, ficam “impressos” na genética para garantir que a geração futura já nascerá com certos hábitos essenciais pré-definidos. 

Dessa maneira, é comum notar os uivos para comunicação à distância, a urina para demarcar território ou o costume de cavar para enterrar objetos. 

Se o seu cachorro enterra comida, por exemplo, a explicação pode ser justamente o instinto. Porém, isso merece atenção, já que esse comportamento também pode ser um indicativo de problemas.

Por que o cachorro enterra comida?

Como já mencionamos, o costume de enterrar ou esconder comida debaixo de tapetes e móveis tem a ver com o instinto canino e, em geral, deve ser considerado algo completamente normal. Um dos motivos mais frequentes para explicar porque cachorro esconde comida é que o animal considera o alimento valioso.

Isso ocorre quando o tutor dá o petisco preferido do cachorro ou algum osso para ele roer. Então, o cãozinho guarda a comida para desfrutar depois, prolongando o momento de prazer. 

Outra razão positiva para o comportamento é a diversão que ele causa ao animal. Em muitos casos, o porquê cães escondem comida pode ser uma brincadeira para afastar o tédio, por exemplo.

No entanto, algumas experiências negativas podem explicar o hábito. Se o cachorro já passou fome, o ato de esconder o alimento pode ser uma tentativa de “estocá-lo” devido ao trauma. 

Um ambiente estressante ou com muitos outros animais presentes pode fazer com o cão queira guardar a comida em um local mais tranquilo para consumir depois ou proteger dos bichos que considera como “ameaça”. 

O comportamento indica algum problema?

Já deve ter ficado claro que o porquê do cachorro enterrar comida é algo corriqueiro no universo canino, mas nem sempre o animal realiza isso por um bom motivo. Cabe ao tutor avaliar as circunstâncias nas quais o comportamento costuma acontecer para definir se há um problema intrínseco ao hábito ou não.

Nas situações em que o cãozinho divide o espaço com demais animais da mesma espécie ou não, o ato de esconder o alimento geralmente vem da disputa pelas refeições. Os outros bichos podem comer a ração do cão, por exemplo, fazendo com que ele fique com fome. Em casos assim, também é comum que o cachorro coma muito rápido, o que prejudica a saúde.

Uma alimentação insuficiente é outro problema atrelado às ações que levam à dúvida “porque meu cachorro enterra comida?”. Se a quantidade é pequena para o porte e as necessidades do seu pet ou a qualidade do alimento é baixa, ele vai esconder o alimento para “poupá-lo” e se satisfazer com pequenas porções em outros momentos do dia. 

Ainda vale observar como está o local de alimentação, pois o cão pode esconder o alimento em um lugar no qual se sinta mais à vontade. 

Como evitar que o cachorro enterre comida

De maneira geral, não é necessário fazer com que o cão deixe de enterrar o alimento, pois ele está seguindo os instintos, realizando um ato natural. No entanto, na hipótese do seu amigo de quatro patas estar enterrando a comida por alguma razão negativa, existem formas de evitar o comportamento.

Em caso de tédio, vale investir no enriquecimento do ambiente, ou seja, disponibilizar brinquedos e objetos para o animal se divertir. Dedicar um tempo a ele e sair para passear são outras atitudes válidas.

Se o bichinho divide o espaço de alimentação com outros animais, é hora de encontrar um local separado somente para ele, reduzindo a disputa pelos recursos. Oferecer o alimento em um novo lugar também pode ser útil caso você perceba que o ambiente atual é muito movimentado ou barulhento, por exemplo. 

Além disso, se você identificar algum tipo de comportamento agressivo relacionado, é importante contar com a ajuda de um adestrador. Indicamos os profissionais da Cão Cidadão.

“Outra opção para o animal não enterrar a comida é espalhar pequenas quantidade de ração pela residência, como em uma caça ao tesouro. É possível pendurar ossos para o cão roer, mas não se apossar”, aponta Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e criador do curso Método Adestramento Inteligente, que ensina os tutores a cuidarem melhor dos cães.

Por fim, não esqueça de avaliar se as quantidades e a qualidade da comida disponibilizada estão adequadas para a raça, o porte, a idade e o nível de atividade do seu cachorro. Na dúvida, cheque as recomendações nutricionais com o médico-veterinário.

Fique de olho no pet

Prestando atenção ao seu amigo peludo, é possível entender se ele está enfrentando dificuldades. Caso o comportamento de esconder a comida represente um problema, siga nossas dicas para ajudá-lo.



Fonte: www.petz.com.br