Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cachorro lambendo a parede: entenda por que essa atitude requer atenção.

Caso perceba seu cachorro lambendo a parede, é bom entender os motivos que o levaram a ter essa atitude. Afinal, esse não é um comportamento normal dos cães.

Cachorro lambendo a parede: entenda por que essa atitude requer atenção.

Caso perceba seu cachorro lambendo a parede, é bom entender os motivos que o levaram a ter essa atitude. Afinal, esse não é um comportamento normal dos cães. Mesmo que tenham muito interesse nas coisas, lamber a parede excessivamente pode ser um problema.

Saiba por que os cachorros têm mania de lamber tudo o que encontram

Um cachorro lambe tudo, e é perfeitamente normal que a espécie experimente a maioria das coisas que encontra pela frente com uma lambida. Esse fato está ligado principalmente à curiosidade deles. Inclusive, a maioria dos cães gosta de lamber principalmente seus tutores.

Caso esse seja um comportamento ocasional e você perceba que não passa de curiosidade por parte de seu peludo, não tem com o que se preocupar. No entanto, se você vir o cachorro lambendo algo sem parar, aí sim, é interessante levá-lo a uma consulta veterinária.

Lambendo paredes

No caso de cachorro lambendo a parede, existem mitos que são difundidos sobre o tema. Será que a tinta é agradável ao paladar dos cães? Pode ser falta de nutrientes? Meu pet está com vermes?

A resposta é não, os motivos para ver um cachorro lambendo a parede não são esses. Outra dúvida comum é acreditar que essa atitude possa ser pela falta de alguma vitamina, mas esse também não é o motivo.

Claro que é importante manter os exames de sangue de seu pet em dia, mas a falta de algum nutriente não está relacionada a ele lamber a parede. Alguns tutores também ficam preocupados que essa atitude possa ser um indício de que o pet está com vermes.

Contudo, os cachorros não lambem a parede porque podem estar com vermes. Aliás, prova disso é manter em dia o vermífugo do seu peludo. Você vai perceber que essa atitude pode continuar mesmo com esse cuidado. 

Mas afinal, o que leva os cachorros a lamberem a parede?

A explicação mais certeira é que eles podem estar, de alguma forma, chamando sua atenção. Isso porque, além da água e da comida, os cachorros precisam da atenção de seus tutores. Se o contato com eles estiver em falta, pode ser que desencadeiem esse tipo de comportamento.

cachorro em gramado olhando para o lado.

Os principais fatores que podem fazer com que seu cachorro tenha atitudes de lamber tudo o que vê pela frente de maneira insistente são:

ansiedade: um cachorro ansioso é aquele que possui certos comportamentos destrutivos. Além disso, costuma latir com muita frequência e sempre procura algo diferente para fazer;

estresse: um cão estressado também tem características parecidas com os ansiosos, contudo, ele pode começar a lamber demais suas patas, levando à mutilação. Outros podem ficar até mesmo agressivos com seus tutores;

tédio: já o tédio é quando eles apresentam comportamentos indiferentes e, inclusive, podem lamber a parede pelo fato de estarem sem ter o que fazer. Além disso, muitos perdem o apetite, o que pode prejudicar sua saúde.

Nesses casos, simples mudanças de atitude por parte do tutor geralmente resolvem o problema. Veja em seguida!

O que fazer para meu cachorro parar de lamber a parede

Como essa atitude está geralmente ligada a um cachorro estressado, ansioso ou entediado, algumas mudanças de atitude podem fazer com que seu cachorro esqueça a mania de lamber a parede. Confira:

caso precise trabalhar e deixar seu pet várias horas do dia sozinho, deixe sempre alguns brinquedos para ele;

se possível, peça para alguém de sua confiança passar um tempo com ele, caso precise ficar muito tempo fora;

você também pode colocar uma peça de roupa com seu cheiro para ele se sentir confortável;

atualmente, algumas regiões possuem creche para cachorros. Elas são essenciais para ele brincar e conviver com outros cães;

crie uma rotina, ou seja, quando chegar, tenha um tempo com ele e leve-o para passear;

dê uma volta grande com ele. Dedique, pelo menos, uma hora por dia nesses passeios;

aos finais de semana, leve-o com você a um local diferente que aceite a presença de cachorros.

Na maioria das vezes, essas simples atitudes fazem com que seu cachorro perca o interesse em lamber a parede ou outros objetos e se torne muito mais feliz. Contudo, caso o problema persista, saiba como proceder.

Fique atento aos distúrbios compulsivos em seu cachorro

Caso as mudanças na rotina de seu pet não resolvam o problema de lamber a parede, as patas, estragar as coisas, ficar apático, pode ser que ele tenha desenvolvido um distúrbio compulsivo. Assim, saber identificar esse quadro é fundamental para a melhora do seu cachorro.

Nesse caso, ele vai precisar de um tratamento com um veterinário comportamentalista. Somente ele poderá avaliar e indicar quais procedimentos devem ser feitos para tratar um distúrbio. Portanto, não hesite em procurar ajuda caso necessário!

Fonte: Petz.com