Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Meu gato não se limpa: saiba quais são as possíveis causas para esse comportamento.

Quem é tutor de gato sabe que ele passa boa parte do tempo fazendo a higiene corporal. Contudo, quando isso não acontece, surge algumas dúvidas: o que pode ser quando meu gato não se limpa?

Meu gato não se limpa: saiba quais são as possíveis causas para esse comportamento.

Hoje, vamos abordar mais sobre esse assunto, já que, quando o gato deixa de se limpar, pode ser um motivo de preocupação. Saiba tudo sobre “por que meu gato não se limpa?”.

O gato aprende a se limpar desde muito cedo, geralmente, com a mãe felina, já que ela limpa a cria quase o tempo todo. Os pets tirados muito cedo da mãe costumam aprender isso sozinhos ou na companhia de outros gatos. 

Sendo assim, é completamente natural um gato se limpar, mas quando ele não faz isso, pode representar algum problema. Quando ele ainda é filhote, podem ocorrer alguns motivos. 

O gato foi criado por um tutor

Muitas vezes, o gatinho perdeu a mãe felina muito cedo. Nesse caso, quando ele encontra um tutor, o responsável se encarrega de alimentá-lo, mas não pode o ensinar a se limpar.

A mãe felina não tinha o hábito de limpar os filhotes

Embora muito raro, algumas vezes, a própria mãe felina pode passar por alguma dificuldade após o parto. Nesse caso, ela não limpa o gatinho o suficiente para ensiná-lo a fazer isso sozinho.

Se o filhote estiver saudável, isso aponta apenas a falta da mãe felina ou do ensinamento adequado, motivo pelo qual ele não se limpa. 

Geralmente, ao ter contato com outros felinos, ele aprende, já que o ato do gato se lambendo está relacionado aos instintos selvagens dos felinos, que tomavam banho de língua após se alimentarem. 

Então, se você está preocupado de que seu gato filhote não se lambe, isso pode ser resolvido sozinho ou na companhia de outros felinos. É apenas uma questão dele necessitar.

Entretanto, se ele não estiver se alimentando ou bebendo água, um veterinário deve ser consultado para investigar se existe um problema de saúde.

Meu gato adulto não se limpa

Agora, quando o gato é adulto e não se limpa ou deixa de fazer isso de uma hora para outra, é motivo de preocupação. 

Problemas na boca, nos dentes e na gengiva

Se seu gato adulto deixou de se limpar do nada, observe se ele não está com algum problema na boca, na gengiva ou nos dentes. Algumas inflamações, como a gengivite, podem causar dor. Verifique se, além de deixar de tomar o banho de língua, ele está se alimentando. 

Dores nas articulações ou na lombar

Um gato idoso pode ter alguns problemas articulares, como a artrose felina. Ela causa dor em determinados movimentos, sendo outro motivo pelo qual o gato deixa de se limpar. Com a idade, o gato também pode sofrer com dores lombares. Fique atento a essas condições.

Obesidade

Será que seu gato está com o peso ideal? Alguns gatos com sobrepeso podem deixar de realizar a higiene felina porque não conseguem se movimentar como antes. Muitas vezes, o tutor observa a presença de caspas na lombar.

Idade

Assim como os humanos, os gatos idosos podem desenvolver certos comportamentos por doença. Um deles é deixar de se limpar, o que, às vezes, está ligado à dor por osteoartrose. Outro exemplo é fazer as necessidades fora da caixa de areia, uma questão que deve ser observada.

Doença

Quando o gato está doente, pode deixar de se limpar. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas de gato doente, ligados ao comportamento. Às vezes, um gato quieto demais pode precisar de uma consulta com o veterinário.

Indiferentemente de qual for o caso de seu gato não se limpar, somente um veterinário pode investigar o problema. Então, saiba que esse comportamento não é normal e procure ajuda de um especialista.

Quais são os principais motivos dos gatos se lamberem?

Os gatos não se lambem apenas quando querem tomar o banho de língua. Existem outros motivos para esse comportamento.

Você sabia que os bichanos suam pelas almofadinhas das patas? Esse é um dos motivos pelo qual gatos se lambem: para controlar a temperatura corporal;

A língua também os protege de agentes externos, pois prende as sujeiras do pelo, prevenindo até alergias;

Quando o gato se lambe, fica com um odor neutro. Pensando instintivamente, os felinos menores mantinham predadores longe com esse comportamento;

Quem tem mais de um gato deve ficar feliz ao ver um limpando o outro, pois isso é um sinal de que se aceitam e se dão muito bem. 

Dica de hoje da MEU PET MEDIANEIRA.




Fonte: Petz.com