Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

TRE-PR recebe 1.546 pedidos de registros de candidatura

Data-limite para que todos os pedidos sejam julgados pela Justiça Eleitoral é 12 de setembro.

TRE-PR recebe 1.546 pedidos de registros de candidatura

A Justiça Eleitoral do Paraná recebeu nove pedidos de registro de candidatura para governador e vice-governador do Estado, dez para o Senado, dez para 1º Suplente do Senado, dez para 2º Suplente do Senado, 626 para a Câmara dos Deputados e 872 para a Assembleia Legislativa do Paraná. Ao todo, foram enviadas 1.546 solicitações.

O prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidaturas para as eleições encerrou-se no dia 15 de agosto. A data está fixada no Calendário Eleitoral.

O dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das eleições, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas sejam julgados pela Justiça Eleitoral. Também é o prazo final para eventuais recursos decorrentes do processo.

Acompanhamento 

É possível acompanhar o andamento dos pedidos pelo sistema DivulgaCandContas. Na página das candidatas e candidatos, há informações detalhadas, como o número da candidata e do candidato nas urnas, as certidões criminais e a declaração de bens.

O sistema permite ainda consultar a prestação de contas com a arrecadação e os gastos durante a campanha. Os responsáveis devem atualizar os dados a cada 72 horas, contadas a partir do recebimento da doação.

Outras informações disponíveis são: gênero, estado civil, grau de instrução, data de nascimento, ocupação, site e redes sociais e propostas de campanha.

Na página, também serão exibidos os resultados dos julgamentos dos pedidos de registro, conforme forem sendo analisados. O sistema é atualizado de hora em hora, durante todo o dia.

Como consultar

Para pesquisar no sistema DivulgaCandContas, basta selecionar a região, em seguida, o estado, o cargo e o nome da candidata ou candidato. Caso queira consultar dados de eleições anteriores, acesse o menu no canto superior direito da página. Depois, clique em “Eleições” e altere para o ano que desejar.

Candidaturas

Cada agremiação pôde apresentar apenas uma candidata ou candidato à Presidência da República e vice, ao Governo do Estado e vice, e ao Senado, com os respectivos suplentes. Para candidaturas a deputados federais e estaduais, as siglas puderam indicar o número de cadeiras a serem ocupadas, mais uma.

Segundo a legislação eleitoral, ao menos 30% das candidaturas para as eleições proporcionais devem ser preenchidas por mulheres.

Fonte: SECOM/TRE-PR