Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corpo de Bombeiros de Santa Helena alerta para queimadas irregulares no inverno

Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras e fumar próximo a plantações são algumas das ações que podem dar início aos incêndios.

  • 22/07/2022
  • Foto(s): Jonas Grigolo
  • Policial
Corpo de Bombeiros de Santa Helena alerta para queimadas irregulares no inverno

Órgãos e entidades do Estado e do setor privado lançaram nesta terça-feira (19) uma campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais. Ela tem a intenção de alertar a população sobre o perigo e as consequências que um incidente como esse traz para a natureza e também para as comunidades envolvidas, bem como mostrar quais ações podem causar incêndios e o que fazer ao avistar um foco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, 9 em cada 10 incêndios são provocados por irresponsabilidade humana. Essas ocorrências são mais comuns neste período de vegetação mais seca, baixa umidade do ar e estiagem, e principalmente nos dias após geada.

Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores e fumar próximo a plantações são algumas das ações que podem dar início aos incêndios e trazer consequências graves.

Quem provoca um incêndio florestal, mesmo sem intenção, está cometendo um crime e pode ser penalizado com reclusão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do número de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados à fauna e à flora.

Outra prática bastante preocupante, especialmente nesta época do ano, é a soltura de balões e a queima de lixo. Ambas são proibidas e configuram crimes, já que podem causar incêndios. Nesses casos, a pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa. Nas Unidades de Conservação do Estado são proibidas as práticas de fogueiras pelos frequentadores.

Aspirante Luis Augusto Negoseki, comandante do Corpo de Bombeiros em Santa Helena, ressalta algumas medidas necessárias para evitar incêndios ambientais. Em situações de emergência, basta entrar em contato com o número 193 do Corpo de Bombeiros.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post