Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município de Santa Helena e Estado realizam pesquisa que pode prevenir a transmissão de doenças

A captura dos mosquitos é feita a noite, em horários e dias diferentes, para ter maior variedade.

  • 11/07/2022
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Município de Santa Helena e Estado realizam pesquisa que pode prevenir a transmissão de doenças

O Departamento de Vigilância em Saúde do Município e o Núcleo de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde realizaram na última semana uma série de estudos e trabalhos de campo com o objetivo de identificar se há mosquitos do gênero Anopheles na região, que são os vetores de transmissão da malária.

A captura dos mosquitos é feita a noite, em horários e dias diferentes, para ter maior variedade. Após a coleta, os mosquitos são encaminhados ao laboratórios onde são realizados exames e testes. “Essa pesquisa não termina agora, entre 30 e 60 dias devemos realizar novamente, por ser um trabalho constante de prevenção e monitoramento” destaca Ana Miriam. 


Segundo informações da Fiocruz, os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Caso apresente qualquer um destes sintomas, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Fonte: Assessoria

Autor do post