Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Quando o sapo canta, é porque tem frio? Entenda o som desse bichinho!

Você já deve ter ouvido dizer por aí, que os sapos “cantam”, certo? Então, você vai descobrir o motivo deles produzirem essa sinfonia.

Quando o sapo canta, é porque tem frio? Entenda o som desse bichinho!

Desde já, é importante ressaltar que essa é uma característica biológica marcante entre eles. Cada animal tem uma forma única de atrair a fêmea, destacar-se dos demais concorrentes e marcar território na natureza. Com os sapos, não é muito diferente. O termo “quando o sapo canta” nada mais é que o barulho típico da espécie, mais conhecido como coaxar. Descubra mais a seguir!

Afinal, por que o sapo coaxa?

Cada espécie tem uma vocalização típica pela qual pode ser identificada. Apesar dessa observação, um dos principais objetivos do canto do sapo (também conhecido por coaxo) serve para atrair uma parceira para o acasalamento. Um ponto importante a ser destacado é que somente os machos podem vocalizar — as fêmeas não exalam sons, são consideradas mudas!

Os anfíbios são considerados animais de sangue frio, ou seja, a temperatura corporal deles depende do ambiente em que estão habitados. Esse fator contribui para eles cantarem, geralmente, após o pôr do sol, quando a temperatura está mais fraca, e a umidade sobe.

Depois que o sapo solta a voz para namorar, nem sempre surge uma fêmea pronta e atraída por ele. Afinal, há outros sapos cantando por perto e gerando uma disputa vocal.

O coaxar é uma disputa pela fêmea para o acasalamento e não exige tanta energia quanto um duelo físico. Um animal menos capacitado pode, simplesmente, desistir e buscar outro abrigo (ou fêmea). Quando a fêmea escuta o coaxar, escolhe o macho que produz o som mais intensamente ou aquele mais insistente.

Depois, ela se aproxima do macho, que a abraça forte. Após o abraço nupcial, a fêmea sai saltitante até encontrar o lugar mais adequado para pôr os ovos. Em seguida, o macho vai atrás e lança os espermatozoides, fecundando os ovos para originar os girinos.

Se a fêmea for pega pelo macho fora do local de desova, ele não perde a oportunidade de abraçá-la, sem soltar até ela estar pronta para botar ovos, o que pode levar mais de duas semanas. 

É importante lembrar que cada espécie tem um determinado período para procriação. A maioria se reproduz na primavera e no verão, outras no outono e no inverno, e algumas durante o ano todo.

Curiosidade sobre o coaxar do sapo

A quantidade de tempo que um sapo canta depende do estado nutricional, pois essa atividade faz com que ele gaste mais energia. Se o macho estiver bem alimentado, pode passar muitas noites coaxando durante a temporada.

E mais uma curiosidade sobre estes bichinhos, descoberto recentemente o Sapo brasileiro é o primeiro anfíbio “bígamo” e fiel às suas companheiras

Próximo a uma praia de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, pesquisadores brasileiros notaram algo inusitado entre os sapos da espécie Thoropa taophora. Os machos pareciam estar sempre acompanhados de duas fêmeas e eram fiéis a elas a primeira vez que este comportamento acontece na classe dos anfibios.


MEU PET MEDIANEIRA

Curso completo e individual ou em dupla de banho e tosa no meu pet

Aulas 100% prática e com certificado.

Transforme seu amor em profissão, ou então pra você que quer aprender a lavar seus bichinhos em casa, de forma prática e segura,

Curso completo com a Bruna Groomer na Meu pet!

Meu Pet em Medianeira, Avenida Brasil, 3089, Bairro Itaipu. Fone Watts 9 9112-0874.


Fonte: PETZ.COM