Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bombeiros Militares da região participam de workshop voltado para salvamento veicular

O soldado Estevam esteve representando São Miguel do Iguaçu, junto com o Tenente Rogério, que é o comandante do quartel no município.

  • 24/06/2022
  • Foto(s): Assessoria Corpo de Bombeiros-PR
  • Região
Bombeiros Militares da região participam de workshop voltado para salvamento veicular

Foi realizado em Cascavel, sede do 3° Comando Regional de Bombeiro Militar, um Workshop de Salvamento Veicular. A capacitação reuniu 18 alunos e 9 instrutores de toda a região oeste do Paraná. 

O soldado Tiago Roberto Monsato Estevam esteve representando São Miguel do Iguaçu, junto com o  Tenente Rogério dos Santos Oliveira Junior, que é o comandante do quartel no município. Além deles, outros Bombeiros Militares da microrregião oeste participaram como: Medianeira, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu e Cascavel.. 

Segundo o soldado Estevam, o workshop é extremamente importante para atualização dos conhecimentos relacionados a área de resgate veicular, como novas técnicas para garantir um socorro mais rápido e eficaz.

As palestras aconteceram entre os dias 06 e 09 de junho. Conforme o Corpo de Bombeiros, a imersão foi composta por bases de simulações realísticas que conduziram as táticas e técnicas mais atualizadas de intervenção nas situações de acidentes de trânsito em que as vítimas ficam presas aos veículos por conta da gravidade das lesões, ou até mesmo, presas em ferragens e destroços dos veículos. 

Outro ponto importante destacado pelo soldado Estevam é a nova adequação do equipamento de proteção individual (EPI) elaborado pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná. Vale ressaltar que o Estado é pioneiro no Brasil no uso desse equipamento com certificação.

Divulgação CBMPR

O soldado Estevam, usou como exemplo as ocorrências registradas na PR-497, trecho que liga São Miguel a Missal, cuja rodovia estava em péssimas condições o que causou vários acidentes. Entretanto, desde o mês de abril a rodovia estadual está passando por melhorias, mas, os condutores devem ficar atentos para não serem prejudicados pelo excesso de confiança quando as obras forem finalizadas.

Esse EPI garante mais conforto no momento de resgate, além de ser resistente ao calor, brasão, chamas, água, entre outros benefícios.


Fonte: Costa Oeste News