Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Por que os gatos gostam de banheiro?

É normal eles te acompanharem em vários cantos da casa, inclusive quando você vai tomar banho ou precisa de ainda mais intimidade, por exemplo.

Por que os gatos gostam de banheiro?

Apesar de desfilarem com ar de independência, os gatos são animais bastante dengosos, principalmente com os tutores. É normal eles te acompanharem em vários cantos da casa, inclusive quando você vai tomar banho ou precisa de ainda mais intimidade, por exemplo. Aí fica a pergunta: por que gatos gostam de banheiro?

A resposta tem a ver não só com o jeito de ser dos felinos, mas também com o dos humanos. Afinal, os bichanos se comportam muito em função do que os tutores fazem.

Gatos gostam de acompanhar os tutores, inclusive, no banheiro

Faça um exercício simples: observe mais atentamente seu gato por algum tempo. Você vai perceber que ele tem alguns hábitos repetitivos, como se banhar sempre da mesma maneira, dormir no mesmo cantinho e repetir certos movimentos durante as brincadeiras.

Os gatos são metódicos e tendem a se adaptar ao dia a dia da casa e do tutor. Isso faz parte da natureza felina.

Eles enxergam essas atividades como rotineiras. Então, quando percebem que o tutor está indo neste cômodo da casa, vão junto. Simplesmente por rotina, acompanhamento ou atenção, eles estão lá, como bons bichinhos de estimação que são.

O mundo maravilhoso do banheiro para os gatos

Ver o tutor passando tanto tempo em um mesmo lugar, olhando-se no espelho ou secando-se após o banho, é um convite irrecusável para os felinos. É uma oportunidade para eles despejarem dengos. Porém, tem mais do que isso: o banheiro pode ser um lugar muito divertido para eles.

Repare só: toalhas penduradas, cesto de roupa suja, gavetas semiabertas e água que cai da torneira atraem a atenção e despertam a curiosidade dos gatos, que são muito abertos a momentos de pura diversão. De uma só vez, eles podem aproveitar a ida ao banheiro:

saciar a sede, já que gato pode beber água da torneira;

escalar a pia;

exibir-se na bancada;

cutucar os produtos de higiene pessoal até que caiam no chão;

cutucar o rolo de papel higiênico para ver no que dá;

emaranhar-se no tapete de chão.

Talvez, agora, seja mais fácil responder à pergunta “por que gatos gostam de banheiro?”, não é mesmo? Afinal, há diversas coisas para os bichanos aprontarem no cômodo. 

Como evitar que seu gato te acompanhe no banheiro

Se você prefere ficar sozinho no banheiro, dá para ensinar o bichano a respeitar esse ponto da convivência. Ele é um bichinho muito inteligente e gosta de criar hábitos. Então, se for bem orientado, pode facilmente se adaptar e respeitar sua escolha.  

Veja uma dica simples: mostre que o banheiro não é um ambiente adequado para ele fechando a porta de forma gentil. Isso pode ajudar o bichano a entender aos poucos e a desenvolver um novo hábito: o de não te seguir mais ali.

MEU PET MEDIANEIRA

Curso completo e individual ou em dupla de banho e tosa no meu pet Aulas 100% prática e com certificado.

Transforme seu amor em profissão, ou então pra você que quer aprender a lavar seus bichinhos em casa, de forma prática e segura,

Curso completo com a Bruna Groomer na Meu pet!

Meu Pet em Medianeira, Avenida Brasil, 3089, Bairro Itaipu. Fone Watts 9 9112-0874.


Fonte: PETZ.COM