Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Assinada liberação para estudos de nova ponte entre PR e MS

Itaipu Binacional financiará pesquisa de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o empreendimento.

  • 31/05/2022
  • Foto(s): José Fernando Ogura/AEN
  • Região
Assinada liberação para estudos de nova ponte entre PR e MS

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden Junior, e os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinaram nesta segunda-feira (30), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da ponte entre os municípios de São Pedro do Paraná (PR) e Taquarussu (MS).

A Itaipu financiará o referido EVTEA, a fim de identificar os impactos sobre o Rio Paraná e possibilidades para o desenvolvimento regional. “É um estudo complexo de R$ 3,2 milhões que vai demonstrar qual é o melhor traçado, o que tem menor impacto ambiental e o que é mais sustentável dessa nova ligação entre Paraná e Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A obra é uma necessidade antiga da região e facilitará o escoamento da produção agrícola, além de encurtar a viagem rodoviária em aproximadamente 80 quilômetros entre os dois estados.

Com custo estimado em R$ 350 milhões, a ponte faz parte de um projeto maior de integração que prevê também a duplicação da BR-376, importante rota para os caminhões que transportam a safra de grãos do Centro Oeste até o porto de Paranaguá. “Encurta o caminho e abre uma nova fronteira de desenvolvimento na nossa região, além de integrar novamente os dois estados. Abrir esse caminho melhora o desenvolvimento e a logística, diminui custo e traz mais progresso e oportunidades”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, reiterou o compromisso da empresa e do governo federal no apoio a obras que deixem um legado para a comunidade. “É uma orientação do presidente Bolsonaro, vir e fazer direito.  Itaipu tem um papel muito importante com projetos executivos consistentes, bem elaborados, que tornem ideias e concepções em realidades para executar obras estruturantes e estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, disse.

Já o diretor de coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, reforçou que o investimento em infraestrutura é uma prerrogativa da atual gestão. “Estamos viabilizando da melhor forma um novo eixo logístico e promovendo desenvolvimento social e ambiental onde for necessário”. 

Presenças - Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza; da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; e da Administração e Previdência, Elisandro Frigo; os secretários sul-mato-grossenses de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; o deputado federal Ricardo Barros; os deputados estaduais Marcel Micheletto, Luiz Cláudio Romanelli, Maria Victória, Tião Medeiros, Douglas Fabrício, Jonas Guimarães, Marcio Nunes e Tiago Amaral; a conselheira da Itaipu Binacional e ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti; os presidentes do Tecpar, Jorge Callado; do Socipar, Demerval Silvestre; e da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional com inf. da Agência Estadual de Notícias A Itaipu