Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa “A União Faz a Vida” é lançado em 4 municípios da região Oeste

Projeto do Sicredi difundirá a cultura da cooperação entre alunos da educação municipal em Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia.

  • 26/05/2022
  • Foto(s): Leandro Carvalho
  • Região
Programa “A União Faz a Vida” é lançado em 4 municípios da região Oeste

Cooperação na educação! A Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi nos municípios paranaenses de Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia, o Programa “A União Faz a Vida”. Os centros de educação infantil e escolas beneficiadas pelo projeto contarão com atividades sobre a educação cooperativa, para promover a importância do trabalho em equipe visando o bem comum.

Os eventos de lançamento contaram com a presença dos prefeitos e outras autoridades dos municípios, bem como a equipe do Sicredi e convidados. Para encerrar o momento, os presentes acompanharam a palestra “A União Faz A Vida: fundamentos e práticas do Cooperativismo, da Humanização e da Sustentabilidade como senhas para um mundo melhor”, ministrada pelo professor Cesar Nunes.

Para o presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, o Sicredi investe na educação, pois acredita nas crianças e nos professores, e quer desenvolver cada vez mais a comunidade onde está inserida. “Quando perguntam por que uma instituição financeira se preocupa tanto com a educação, eu digo que nós do Sicredi, não estamos aqui só para ter resultados financeiros bons, queremos valorizar cada vez mais o ser humano e desenvolver o que ganhamos em prol do município, pois isso o Sicredi participa de vários projetos sociais. E o maior programa de responsabilidade social atualmente, é o Programa União Faz a Vida, que vem para agregar a educação já existente no município, com um modo diferente de ensinar.”, explica.

O prefeito de Vera Cruz do Oeste, Dr. Armando (Ahmad Issa), explica que receber o Programa A União Faz a Vida no município fortalece a importância da educação. “Agradecemos ao Sicredi por nos proporcionar esse programa incrível e que deixará nossa educação e nossas crianças ainda mais amparadas. Esse tipo de trabalho nos enche de orgulho. Agradece aos professores e a secretária de educação, pois são vocês que fazem e farão a diferença na vida dos nossos alunos”, enfatiza.

De acordo com o prefeito de Lindoeste, Silvio de Souza, receber o Programa A União Faz a Vida no município, fortalece a importância da educação. “Acompanhamos todos os municípios que possuem o programa, e percebemos que os resultados são muito positivos, são vários os projetos, e pretendemos iniciar o primeiro deste ano. Esperamos o apoio de todos os educadores e professores, para que abracem essa ideia, para que a gente possa inovar, pois envolve todo o cooperativismo, todas as famílias e principalmente os alunos, que são o alvo principal, pois são o futuro no nosso município. E nós da administração estamos dispostos a fazer a nossa parte, colaborando, apoiando e incentivando”, enfatiza.

Já para o prefeito de Diamante D’Oeste, esse é um passo importante para a educação. “Tenho certeza de que todas as crianças serão muito beneficiadas com a implementação do programa no nosso município. Pois ele fortalece a importância da educação, que é um compromisso que assumimos para podermos expandir o conhecimento dos alunos, que são o futuro do nosso município”, enfatiza.


A prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, comemora dizendo que é uma alegria muito grande poder participar do lançamento do programa no município. “É um programa maravilhoso, e temos muitos professores que, com certeza, terão vontade de fazer parte. Foi nos apresentado muitos municípios que já possuem o programa implementado, e acreditamos que dentro da nossa proposta pedagógica, é possível desenvolver inúmeros projetos, onde o Sicredi será nosso apoio. Só temos a ganhar com essa parceria na educação do nosso município. Obrigada a todos os professores dispostos a inovar, a ouvir novas ideias para colocarmos em prática na nossa sala de aula. Temos muitas parcerias com o Sicredi, e somos muito gratos a isso, é algo que vem para o crescimento do município”, destaca.

Em 2008 a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou o Programa “A União Faz a Vida” no município de Céu Azul, e gradativamente ao longo dos anos chegou a outros municípios da região Oeste paranaense: Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Missal e Matelândia, incluindo agora Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia. E estamos também nos municípios de Lagoinha e Natividade da Serra no estado de São Paulo, e no distrito de Lídice, município de Rio Claro, no Rio de Janeiro.

Programa A União Faz a Vida – PUFV

O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 2,6 mil escolas de 520 municípios de todo o Brasil. O programa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso da iniciativa está aliado ao engajamento de vários integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.

O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através da ODS 4 – Educação de Qualidade: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusa e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros. (www.sicredi.com.br)

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ