Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fórum de logística aprova aliança entre 5 países por corredor de transporte bioceânico

Evento internacional de logística multimodal em Foz do Iguaçu definiu governança com representação da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

  • 13/05/2022
  • Foto(s): Assessoria/Wilson Ruanis
  • Região
Fórum de logística aprova aliança entre 5 países por corredor de transporte bioceânico

A aliança entre atores públicos e privados para tirar do papel o Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio definiu sua forma de governança no Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), realizado em Foz do Iguaçu de 11 a 14 de maio. A plenária final aprovou a criação de sete grupos permanentes de trabalho, com representantes de cinco países. 

Os membros são da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, por onde passará o corredor, e do Uruguai, país também beneficiado com essa rota multimodal. Os grupos permanentes são: Integração Ferroviária; Gestão Integrada de Fronteiras; Comércio e Produção; Transporte e Logística; Integração Aérea; Turismo; e Grupo Universitário da Tríplice Fronteira.

“A boa governança leva aos grandes resultados. Definimos como e com quem vamos trabalhar para efetivarmos uma saída para o Oceano Pacífico, incentivando a criação de corredores que se complementam”, frisou o coordenador do FILMS, Danilo Vendruscolo. “Pela importância da nossa fronteira, temos o dever de ser protagonistas dessa integração”, declarou. 

O Corredor Bioceânico de Capricórnio será uma rota de integração comercial, turística e humana da América do Sul, conectando os transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Os objetivos são eficiência logística, redução de custos de frete, desenvolvimento de regiões e facilitação das transações internacionais e dos deslocamentos de pessoas. 

“A abertura de corredores privilegia as fronteiras terrestres, valorizando e desenvolvendo cidades e territórios”, avaliou o ministro da carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro. “Assim, buscam-se soluções para problemas que afetam o dia a dia das pessoas que vivem e trabalham na fronteira, como integração aduaneira e transpasso”, completou.

Cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco disse que seu país está comprometido com o projeto, pois “o corredor bioceânico é uma forma de integração e prosperidade econômica para todos os países”. Representante das cooperativas do Paraguai, Romualdo Zocche reforçou a união. “É o início de um grande trabalho em conjunto entre todos os países. Nos interessa desenvolver a logística no Cone Sul.”

Canal com o Parlasul 

Presente no encerramento do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável, o senador Nelson Trad (PSD-MS), que preside a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), colocou-se à disposição dos grupos criados em Foz do Iguaçu. Ele relatou a experiência de seu estado, o Mato Grosso do Sul, na efetivação do corredor de transporte. 

“A logística determina se o produtor é ou não competitivo no mercado internacional. Precisamos desafogar o transporte rodoviário com novos modais”, analisou. “Os corredores estimulam o desenvolvimento e reduzem o custo dos fretes. O empresário deixa de ser mero receptor de cargas para tornar-se distribuidor de mercadorias importadas”, pontuou o senador.

O prefeito Chico Brasileiro parabenizou a equipe organizadora do FILMS e afirmou que o evento trouxe riqueza para Foz do Iguaçu e região na forma de conhecimento, projeto e integração. O gestor enfatizou a importância das medidas tomadas pelo Governo do Paraná para a expansão da Ferroeste, que fará a estrada de ferro conectar a fronteira.

“Em nome do município, cumprimentamos a todos que participaram desse fórum, que é um marco histórico para visão estratégica que precisamos ter na logística”, sublinhou o prefeito. “Esse debate, com certeza, nos levará a desdobramentos importantes para fortalecer a logística e o comércio internacional”, completou Chico Brasileiro. 

Fórum permanente

O modelo de governança aprovado pelo FILMS prevê reuniões dos grupos permanentes de trabalho a cada três meses, de forma híbrida (presencial e virtual), e anuais junto às plenárias da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O próximo congresso anual da entidade será em 25 e 26 de novembro de 2022. 

“Pensar em logística é pensar em futuro, por isso esse é um fórum importante para o Paraná, o Brasil e o Cone Sul”, ressaltou o presidente da Faciap, Fernando Moraes. “Vamos construir juntos, sociedade civil organizada e poder público, as soluções para termos uma logística eficiente”, complementou. 

Fonte: Assessoria