Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

AveSui 2022: Adapar divulga programa de sanidade

O Senecavirus tem desafiado o trabalho dos produtores e dos veterinários, gerando prejuízos para as integradoras, cooperativas e na linha de abate.

  • 27/04/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
AveSui 2022:  Adapar divulga programa de sanidade

Segue nesta quarta (27), o segundo dia de programação da AVESUI 2022, sediada na LAR centro de eventos em Medianeira (PR), com objetivo de reunir produtores, agroindústrias e investidores que buscam ampliar e aplicar o conhecimento adquirido durante as palestras.

A visitação nos stands (espaço destinado a expositores), promove a proximidade com novidades do setor agrícola e outros serviços disponibilizados para o público.

LEIA TAMBÉM: IDR-Paraná apresenta programas de implantação de energias renováveis

Próximo ao palco onde estão sendo realizadas as palestras, está situado o stand da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, diversos servidores estão disponíveis para prestar esclarecimentos, tirar dúvidas e compartilhar os programas e benefícios voltados para o setor agrícola.

O Adapar faz uso da oportunidade para divulgar o programa de sanidade dos suínos, estimulando ações onde os produtores da suinocultura também têm participação e alertando os suinocultores sobre os cuidados com a senecavirus, o principal gargalo da região.

O que é senecavirus?

O Seneca Valley Virus é um vírus RNA de cadeia simples de sentido positivo do gênero Senecavirus A (SVA), família Picornaviridae. O vírus foi originalmente identificado como um contaminante de cultura de células nos EUA em 2002. No entanto, o sequenciamento subsequente do vírus Picorna-like isolado de suínos, com uma variedade de apresentações clínicas revelou a presença do SVA na população suína dos EUA desde 1988. Passados dez anos, os relatos descreveram a associação do SVA com casos de doença vesicular idiopática dos suínos (SIVD) na Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos.

O veterinário Tales Perufo, relata que a sanidade é o maior patrimônio do Paraná. O Senecavirus desafia o trabalho dos produtores e dos veterinários, gerando prejuízos para as integradoras, cooperativas e na linha de abate.

“Nosso objetivo é divulgar metodologias de contenção, como se usa os protocolos de desinfecção e o conhecimento que o produtor deve ter sobre o diagnóstico”.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post