Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: com energia solar, avicultor transforma gastos com energia elétrica em lucro

A usina fotovoltaica instalada na propriedade chega a produzir 15 mil quilowatts por mês.

Expedição Costa Oeste: com energia solar, avicultor transforma gastos com energia elétrica em lucro

O produtor de aves de corte que investe em energia fotovoltaica parece estar em outro ritmo. Seu Volnei Cruz, recebeu a equipe do Expedição Costa Oeste, na Linha Morenão no interior de Santa Helena, a beira do açude, pescando, muito de bem com a vida. Mas, essa tranquilidade toda é algo bem recente. faz pouco tempo que o produtor de aves de corte decidiu investir em energia solar e desde então parou de se preocupar com a temida conta de luz.

 

E não é exagero. Quando fazemos as contas fica fácil entender. Anualmente a propriedade chega a produzir quase 400 mil aves, ao custo total de R$ 40 mil em energia elétrica. Com o sistema fotovoltaico instalado, já considerando a parcela do financiamento, o produtor transformou o gasto de energia em lucro.

 Isso mesmo que você ouviu, pelo menos 20 mil frangos eram destinados todos anos só para pagar a conta de luz da propriedade. Exatamente a quantidade de aves que seu Volnei acabou de alojar. A usina fotovoltaica adquirida usa o sistema tracker, ou seja, as placas acompanham o sol, esse sistema e capaz de produzir 20% mais energia que as usinas convencionais.

 No sistema de rotação a usina chega a produzir 15 mil quilowatts por mês.O Brasil ultrapassou a marca de 14 gigawatts (GW) de potência de energia fotovoltaica. Isso significa que a fonte solar supera a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Porém o produtor precisa estar atendo na hora de escolher a empresa para montar o sistema.

 Economia, energia limpa e sustentável proporcionam tranquilidade para os avicultores colher novos frutos na propriedade.

 

 

Fonte: Costa Oeste News