Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministro do Meio Ambiente conhece usina de biodigestor da Lar Cooperativa em Santa Helena

Ministro do Meio Ambiente conhece usina de biodigestor da Lar Cooperativa em Santa Helena

O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, esteve nesta quinta-feira (10), cumprindo uma série de agendas no Oeste do Paraná. Entre os municípios visitados esteve Santa Helena, onde o ministro passou pela Unidade Produtora de Desmamados - UPD da Lar Cooperativa Agroindustrial, localizada no distrito de Moreninha.

A UPD possui hoje uma pequena usina de biodigestor produzindo de 30% à 40% de energia que atualmente é utilizada em toda a sua unidade, através de dejetos e carcaças de animais. No geral, Joaquim Leite destacou que a região Oeste do Paraná possui soluções climáticas lucrativas.

O ministro ressaltou que a cooperativa tem uma qualidade de operação fantástica e a expansão da suinocultura da Lar protege o meio ambiente, pois está tratando os resíduos, o transformando em biofertilizantes, aumentando sua produção. 

O Governo Federal deve lançar nos próximos dias um programa chamado Metano Zero, com objetivo de transformar os resíduos em energia. Um dos benefícios do programa será o financiamento climático com juros verdes, redução de impostos para a infraestrutura das operações de transformações de resíduos em combustíveis de biometano para substituir o diesel em veículos pesados.

A deputada federal Eliane Sleutjes (PSL-PR), participou da comitiva que esteve visitando a UPD da Lar Cooperativa em Santa Helena e a usina de Biogás em Entre Rios do Oeste. Eliane que defende o agronegócio ressalta que hoje o Brasil além de alimentar-se, alimenta mais 170 países pelo mundo. Agro e meio ambiente seguem unidos gerando emprego, renda e desenvolvimento ao mundo. 


Na oportunidade, o prefeito Zado agradeceu o interesse do Ministro em Santa Helena e região e disse da importância para o nosso município em poder  contar com projetos desta magnitude e com o apoio dos governos federal e estadual: "Muito nos honra receber a visita do Ministro Joaquim Leite e do secretário Márcio Nunes e saber que existem projetos importantes para o nosso Município e região. Atualmente a destinação dos dejetos é um problema comum no interior do nosso Município e o custo para instalação de um biodigestor não é baixo. Através de incentivos públicos, será mais fácil a instalação de novas usinas de biogás, de diversos portes," comemora o prefeito que aproveitou para presentear o Ministro e o secretário com camisetas oficiais do Santa Helena Futsal.

Participaram do evento o vice-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Lauro Soethe, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, secretário de Agricultura e Meio ambiente, Volnei Grade, demais lideranças e imprensa.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post