Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Supermercados devem destacar data de validade de produtos em promoção

A lei estadual 17.478/2013 determina que a exposição seja feita em cartaz para produtos que venham a vencer dentro do prazo de dez dias.

Supermercados devem destacar data de validade de produtos em promoção

Sabe quando você está no supermercado e se depara com uma ótima promoção, mas desconfia da validade do produto? Aqui no Paraná este tipo de dúvida não ocorre. Isso porque a lei estadual nº 17.478/2013, aprovada na Assembleia Legislativa, obriga lojas, mercados e demais estabelecimentos similares a divulgarem em destaque a data de vencimento dos produtos incluídos em todas as promoções especiais ou relâmpagos.

Muitas vezes, lojas e supermercados colocam produtos perecíveis, principalmente alimentos e bebidas, com a validade próxima do vencimento em promoção. Com isso, fica mais fácil para esses estabelecimentos comerciais venderem esses artigos que muito em breve não poderão ser mais comercializados.

Cartazes destacados

A lei diz que essa exposição em cartaz é obrigatória para produtos que venham a vencer dentro do prazo de dez dias. Quando os produtos anunciados apresentarem mais de um prazo de validade, todos deverão ser divulgados de igual maneira.

Ainda de acordo com a legislação, o destaque dos cartazes com as datas de vencimento deve ter o mesmo tamanho daqueles que destacarem os preços promocionais. Caso a divulgação da promoção seja feita oralmente, através de etiquetas marcadas, ou por qualquer outro meio, o prazo de validade deverá ser anunciado pelo mesmo método, simultaneamente.

A lei estabelecida pelo Poder Legislativo paranaense preenche uma lacuna do Código de Defesa do Consumidor, que não prevê qualquer restrição para esse tipo prática. Sendo assim, os consumidores estão protegidos e amparados pela legislação para não serem pegos de surpresa durante suas compras.

A íntegra dessa lei e de outras leis que garantem o direito do consumidor pode ser encontrada no aplicativo Agora é Lei no Paraná, disponível na loja de aplicativos do seu celular. Mais informações também estão disponíveis no site da Assembleia.

Fonte: ALEP