Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena foi sede da 9ª Jornada Tecnológica de Fruticultura do IDR-Iapar-Emater

O evento trouxe novidades do setor de fruticultura e a exposição dos principais tratos culturais da uva, goiaba, maracujá e abacaxi.

Santa Helena foi sede da 9ª Jornada Tecnológica de Fruticultura do IDR-Iapar-Emater

Aconteceu nesta quinta-feira (02), em Santa Helena, a 9ª Jornada Tecnológica em Fruticultura do IDR Paraná – IAPAR – EMATER, na Estação Experimental do IDR Paraná em Santa Helena Velha (antiga base náutica). 

No evento, que contou com produtores e fruticultores locais e regionais, foi apresentado novidades do setor de fruticultura e a exposição dos principais tratos culturais da uva, goiaba, maracujá e abacaxi.

Flávio Back, presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores – STR, em Santa Helena, ressaltou a importância do evento para produtores que estão em busca de agregar renda em sua propriedade.

A pesquisadora do IDR-Paraná, Alessandra Detoni, comenta que todo o trabalho de exposição no dia de campo em Santa Helena, surgiu após interesse dos produtores. Dentre as frutas em exposição, a Uva é uma cultura que se adapta ao clima local. 


Ivan Decker Raupp, gerente regional do IDR-Paraná, destaca que na região fatores como a cultura de grãos e proteína animal predominam, mas a fruticultora é uma oportunidade para pequenas propriedades.

O fruticultor Valdir de Cesaro, morador do distrito de Sub-Sede, em Santa Helena, há 14 anos cultiva a Uva. Ele comenta que houve muitas mudanças ao longo de mais de uma década produzindo a uva e demais produtos extraídos da fruta.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post