Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Coofamel reinaugura unidade em Santa Helena e celebra reconhecimento do Ministério da Agricultura e IG do mel

O evento aconteceu na sede da entidade e contou com a presença de lideranças locais e regionais.

Coofamel reinaugura unidade em Santa Helena e celebra reconhecimento do Ministério da Agricultura e IG do mel

A Coofamel – Cooperativa Agrofamiliar Solidária com sede em Santa Helena, promoveu na manhã desta quinta-feira (18), a reinauguração da unidade de beneficiamento de mel, lançamento dos produtos com Indicação Geográfica – IG e a comemoração do tão sonhado registro do Ministério da Agricultura.

O evento aconteceu na sede da entidade e contou com a presença de lideranças locais e regionais, dentre elas o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, o qual frisou que hoje é um dia importante para o município, para a entidade e aos apicultores, pois as novas conquistas irão fortalecer ainda mais o crescimento da Coofamel.


Emerson Durso, consultor do Sebrae, destaca que são inúmeras as conquistas da Coofamel desde o início da parceria com o Sebrae no ano de 2007. A primeira grande conquista foi a formação da cooperativa e logo em seguida, a conquista do SIF em Marechal C. Rondon.

Hoje, com a conquista do SIF na unidade em Santa Helena, vai possibilitar à Coofamel agregar valor, fazendo a exportação direta de seu produto, gerando maior renda também ao apicultor.


O chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, Paulo Roberto, informa que em 2019 o Governo do Estado criou o programa Coopera Paraná, um convite para que cooperativas e associações fossem atendidas pelo Estado.

A Coofamel enviou um projeto ao governo, que analisou e aprovou o documento, formalizando um termo de cooperação à cooperativa, na qual em seguida recebeu recursos no valor de R$ 390 mil a fundo perdido para que fossem possíveis a assistência técnica aos apicultores e a reformas da entidade.

Já neste ano de 2021, o Governo do Estado lançou um novo edital, sendo que a Coofamel enviou um novo projeto de modernização de sua sede, o qual já foi aprovado, onde a cooperativa se classificou em terceiro lugar no índice de cooperativas do Paraná para se credenciar e receber novos recursos. Cerca de R$ 400 mil devem ser repassados nos próximos dias à Coofamel.


O presidente da Coofamel, Antônio Schneider, ressalta que após 15 anos de história, a conquista do SIF vai possibilitar a comercialização do mel para todo o Brasil. Além da adequação da estrutura da entidade, novos recursos irão possibilitar a aquisição de máquinas necessárias para a adequação e envase do mel.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post