Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nova variedade de pinhões promete aumentar rendimento no campo

  • 06/06/2016
  • Foto(s): G1
Nova variedade de pinhões promete aumentar rendimento no campo
Uma novidade divulgada recentemente pelo pesquisador da Universidade Federal do Paraná Flávio Zanette pode estimular o cultivo da Araucária no estado. O pesquisador trouxe de Lajes, em Santa Catarina, um pinhão bem maior do que o convencional. A semente produzida no estado vizinho tem característica genética  para reproduzir grãos maiores.

Enquanto uma pinha produzida no estado tem entre dois e três quilos e meio, essa nova variedade pode reproduzir uma pinha de nove quilos. A proporção fica ainda mais evidente quando se compara o tamanho de um pinhão. Se o comum tem entre seis e oito centímentros,  a nova variedade mede mais de nove centímetros.

"Uma matriz de Lajes vem produzindo há muitos anos pinhões grandes. Se o produtor investir, com certeza ele vai ganhar mais. O sabor é o mesmo, mas o rendimento é três vezes maior. Eu acho que é uma mina de ouro a ser explorada", comenta Flávio Zanette. 

O pesquisador explica a caractéristica é um padrão genético, ou seja, todas as mudas dessa nova variedade renderão mais, terão pinhões maiores. "O produtor tem que deixar uma área para reserva legal e uma reserva permanente. Então, só citando essas duas áreas, ele pode colocar araucária ali e ter rendimento nesta área. Caso contrário, ele não ganharia nada", explica o pesquisador.

No momento o pesquisador está reproduzindo essa nova variedade em laboratório. Os interessados em cultivar a variedade podem se cadastrar pelo e-mail flazan@ufpr.br, e a partir de setembro as mudas serão entregues as pessoas cadastradas no setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba. 

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533