Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agosto dourado: amamentação é fator protetor contra o câncer de mama

Medida serve como proteção também para outros tipos de câncer como de ovário e de endométrio.

  • 02/08/2021
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Agosto dourado: amamentação é fator protetor contra o câncer de mama

Estudos mostram que a amamentação ajuda a reduzir 4% a chance de a mulher desenvolver o câncer de mama. Além disso, o ato de amamentar também gera proteção para outros tipos de câncer, como de ovário, em até 30%, e de endométrio, em até 11%.

Segundo a médica oncologista do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, doutora Michelle Herrmann, o fator protetor ocorre por questões hormonais e celulares que podem interferir diretamente no surgimento, ou não, de um futuro câncer. 

“A amamentação é benéfica para o bebê, que recebe nutrientes e anticorpos da mãe, e para a mãe, que recebe essa proteção por mais tempo. Durante o período de aleitamento, caem as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento de câncer na mulher e outros processos promovem a eliminação e a renovação de células que poderiam ter lesões no material genético, fazendo com que diminuam as chances de câncer de mama nesta mãe”, explica.

A médica oncologista Michelle Hermann ressalta, também, para as mulheres que não conseguem amamentar, o importante é receber orientação adequada para saber se o problema está na “pega” do bebê, ou se a mãe não está produzindo leite.

“É preciso saber se há como estimular ou se existe algum outro problema associado. Também é importante que as mães não se apavorem, pois a ansiedade também influencia na liberação do leite materno. A amamentação quase sempre é desafiadora. Por isso, ao sentir alguma dificuldade, as mamães podem procurar ajuda especializada”, conclui Michelle.

Durante todo o mês de agosto ocorre a campanha nacional denominada “agosto dourado”, que visa reforçar a importância do ato de amamentar e, também, conscientizar a sociedade sobre a amamentação em si. No período, o CEONC Hospital do Câncer produzirá conteúdos informativos e esclarecedores sobre a relação da amamentação, gestação e oncologia. As informações poderão ser acessadas pelo facebook/ceonchospital ou @ceonchospital no Instagram.

Fonte: Assessoria