Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná tem nove cidades no caminho da universalização do saneamento, segundo ranking do setor

O índice de atendimento com rede coletora de esgoto no Paraná é de 77%, sendo que 100% do esgoto é tratado

Paraná tem nove cidades no caminho da universalização do saneamento, segundo ranking do setor

Curitiba e mais oito cidades do Paraná se destacam no Ranking ABES da Universalização do Saneamento como cidades que caminham efetivamente para a universalização do serviço. Isso equivale dizer que esses municípios estão muito próximos de terem 100% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto, superando o novo marco legal do setor.

A nova lei estabelece como meta de universalização, para 2033, que 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% seja atendida com esgotamento sanitário. Em todas as cidades em que a Sanepar opera, 100% dos moradores urbanos são abastecidos com água potável. No Estado, o indicador de coleta de esgoto é de 77%, com 100% de tratamento.

Conforme o ranking organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Curitiba foi classificada como a melhor capital brasileira em saneamento. Também é a única capital na categoria Rumo à Universalização. As outras oito cidades bem posicionadas na mesma categoria são Londrina, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cambé, Maringá, Pinhais e Umuarama.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, convidado para o evento, destacou a grande parceria entre a companhia, o Governo do Estado e os municípios, o que contribui para o desenvolvimento de projetos e obras. “O Paraná tem os melhores indicadores do País, mas, mesmo assim, a Sanepar e o Governo do Estado têm se desdobrado para chegar em níveis ainda mais altos. É um compromisso de saúde pública”, disse.

INDICADORES – Em sua quinta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento analisa indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, identificando o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. Apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. 

O ranking edição 2021 reúne 1.670 municípios brasileiros que forneceram Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo, o que representa cerca de 70% da população do país. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

Fonte: AEN