Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Junho Violeta: números de violência contra idosos em Santa Helena acendem alerta

Somados, os atendimentos de violência contra a pessoa idosa se aproximam de 600 registros apenas no primeiro trimestre de 2021.

  • 10/06/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Junho Violeta: números de violência contra idosos em Santa Helena acendem alerta

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária.

Em Santa Helena, segundo a secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Weber Sterchile, somente no primeiro trimestre de 2021 o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou cerca de 77 atendimentos de violência contra idosos. Já o Cras – Centro de referência da Assistência Social, departamento que atende vínculos familiares, benefícios e prevenção, registrou em torno de 520 atendimentos voltados a pessoa idosa. O alto número de violência contra o idoso acendem o alerta das autoridades. 

Neste período de pandemia, o município através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, desenvolvem inúmeros programas envolvendo essa classe, como por exemplo: o Bailinho nas rádios, Movimenta Santa Helena e o Esporte em Sua Casa.

O Município também realiza o programa municipal Morada Fraterna que consiste no acolhimento domiciliar de idosos e pessoas com deficiência que não possuem mais condições de permanecerem sob os cuidados de suas famílias. Em Santa Helena já houve o acolhimento de uma idosa e a família recebe o acompanhamento e um subsídio do poder público.

No site oficial do município na aba Acolhimento Familiar, há informações para as famílias que desejam acolher um idoso.

Para denunciar casos de violência contra a pessoa idosa, além dos telefones úteis da Polícia Militar (190) e Polícia Civil (3268-1184), em Santa Helena o Creas recebe denúncias de maus tratos à idosos. O telefone é o 3268-8296. 

Assista a entrevista com secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Sterchile.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post