Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste visita um pescador que está se tornando cada vez mais apicultor

Exatamente dessas águas que sobrevivem muitos pescadores na região. Porém, apicultura está agregando novas possibilidades.

Expedição Costa Oeste visita um pescador que está se tornando cada vez mais apicultor

Seu Roque não largou a pesca, mas viu surgir no horizonte outra oportunidade. A produção de mel. Sua propriedade fica localiza próximo do Porto Internacional de Santa Helena, no oeste do Paraná, banhado pelo lago conhecido por ser a fonte de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. E claro é uma importante conexão econômica entre o Brasil e Paraguai. Exatamente dessas águas que sobrevivem muitos pescadores na região. Porém, apicultura está agregando novas possibilidades.  

O estímulo vem da Coofamel. A cooperativa atende cerca de 260 produtores em toda a região. Na safra 2020/21 foram produzidas 250 toneladas de mel, com 70% deste produto indo para o exterior através de terceiros. O sonho é melhorar e ampliar as instalações para atender diretamente está demanda.  

O apiário de seo Roque fica na mata ciliar do Lago de Itaipu. Por ser pescador ele conhece muito bem a geografia da região. A produção de mel garante sustentabilidade econômica e social, sem agredir ao meio ambiente. Projeto que ele mesmo ajudou a iniciar.  O sonho da cooperativa é ambicioso. Simplesmente dobrar a produção nos próximos anos e atender diretamente os principais compradores de mel brasileiro que são os Estados Unidos, Canadá e Alemanha.


As habilidades com as redes gradualmente vão sendo deixadas de lado para dar lugar aos novos instrumentos de trabalho, que requer tanta habilidade quanto. Mas, o resultado é mais doce.  E assim as riquezas do oeste paranaense vão superando fronteiras e conquistando esse mundão afora. 


Fonte: Costa Oeste News