Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria da Saúde atualiza resoluções sobre igrejas, escolas e cirurgias eletivas

Os documentos vêm sendo atualizados conforme o cenário epidemiológico estadual e as novidades dos decretos do Governo do Estado.

Secretaria da Saúde atualiza resoluções sobre igrejas, escolas e cirurgias eletivas

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) publicou na noite desta sexta-feira (30) três novas resoluções sobre o funcionamento de igrejas e templos religiosos, aulas presenciais e procedimentos cirúrgicos considerados eletivos. Os documentos vêm sendo atualizados conforme o cenário epidemiológico estadual e as novidades dos decretos do Governo do Estado.

A Resolução Sesa nº 440/2021, sobre as igrejas e templos religiosos, por exemplo, aumenta de 25% para 35% a capacidade de público presencial, preservando na íntegra as medidas de distanciamento, uso de álcool gel, utilização dos bancos e recomendando aos frequentadores as medidas preventivas de higienização das mãos e uso de máscaras. O documento mantêm a recomendação para os líderes religiosos de priorizar as cerimônias virtuais.

A Resolução Sesa nº 441/2021, das cirurgias eletivas, permite a realização de cirurgias que não demandem internação em UTI no pós-operatório, daqueles pacientes que, a critério médico, poderiam agravar sua condição caso tivessem que esperar. A medida tem validade de 30 dias.

Em relação às escolas, a Resolução Sesa n°432/2021 revoga a capacidade máxima de 30% de alunos frequentando as aulas presencialmente e mantém as medidas de distanciamento e uso de medidas de prevenção previstas na Resolução Sesa n° 98/2021. Neste caso, verificou-se que a diversidade entre os espaços físicos de cada escola se controlaria melhor com normas de distanciamento entre alunos, amoldando-se aos casos concretos específicos.

“A Sesa acompanha, desde o início da pandemia, a movimentação diária de casos da Covid-19 e o cenário epidemiológico e, após análises que envolvem as várias equipes profissionais, atualizamos as resoluções”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“Vale lembrar que estas medidas, contudo, que essas medidas não são álibi. O momento nos permite esta pequena movimentação, mas com a condição de que todos continuem seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool gel 70%”, acrescentou.

Fonte: AEN