Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo oficializa implementação do programa Criança Feliz no Paraná

Programa atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias no Cadastro Único

Governo oficializa implementação do programa Criança Feliz no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta semana o decreto que efetiva a implementação do programa Criança Feliz no Paraná. Até então ele era desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, do governo federal. O programa envolve várias secretarias e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Ele atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias no Cadastro Único; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

O objetivo é promover acompanhamento do desenvolvimento das crianças, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento, fortalecer os vínculos e o papel das famílias, e mediar o acesso da gestante, das crianças e das famílias a políticas e serviços públicos.

O Criança Feliz é fruto da articulação entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos, e será coordenado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, no Departamento de Assistência Social. "O programa ajudará as famílias no desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida. É dever do Estado promover atenção e cuidados especiais na infância", disse o secretário Ney Leprevost.

O programa funciona com visitas domiciliares. Essa estratégia representa uma aproximação dos serviços públicos com a família atendida e, por isso, favorece a atenção personalizada. Crianças até três anos receberão visitas semanalmente, crianças de três a seis anos quinzenalmente e gestantes mensalmente.

SEQUÊNCIA – A oficialização por decreto garante a continuidade do programa em âmbito estadual, com coordenação própria. O programa foi lançado em 2016 pelo governo federal. Em 2017 o Paraná chegou a assinar a adesão, mas ele não foi colocado em prática. A implementação-piloto começou em 2019 e foi confirmada nesta semana.

SOMA DE ESFORÇOS – O programa se soma à Força-Tarefa Infância Segura, que trabalha com ações de prevenção e repressão a crimes contra crianças. O programa criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho atende crianças dos 6 aos 12 anos, a chamada segunda infância.

Fonte: AEN